Como Construir Sua Casa

Se você chegou aqui é porque em algum momento da sua vida você já pensou em ter sua casa própria. Sabemos que nessas horas surgem várias dúvidas e não se sabe nem por onde começar. Mas não se preocupe, você não está sozinho, muitos brasileiros compartilham dos mesmos sonhos e das mesmas dúvidas. Nós estamos aqui para te ajudar nesse processo e passar algumas dicas para facilitar o processo e te mostrar como construir sua casa.

Elaboramos um roteiro com as principais etapas que devem ser seguidas quando se deseja construir uma casa:

1. PLANEJAMENTO FINANCEIRO

Se você pensou que poderia construir uma casa sem dinheiro, lamento dizer, mas é impossível. Antes de qualquer coisa é preciso avaliar sua situação financeira, para não passar apertos durante a construção.

É aconselhável fazer alguma estimativa de quanto você vai gastar, levando em conta o terreno, projetos, execução da obra e decoração da casa. 

Para auxiliar você, esse site do Cub vai conter uma estimativa do preço do m² para cada tipo de casa, em relação a etapa da execução

Lembrando: como é apenas uma estimativa que será feita, o preço poderá ser diferente no final, tanto para mais quanto para menos. A margem de erro dependerá da profundidade da sua pesquisa de preços em relação a tudo que envolve a construção da casa.

 

 

2. TERRENO

A escolha do terreno é outra etapa importante nesse processo. Existem alguns fatores que devem ser levados em conta antes de definir o terreno.

  •  Dimensão: o tamanho do terreno tem que ser compatível com o tamanho da casa que você planeja construir 

 É muito importante consultar a guia amarela ( no caso de Curitiba é possível acessar através do site do IPPUC,  já que nela existem informações como: taxa de ocupação, taxa de permeabilidade, coeficiente de aproveitamento, que indicam quanto do terreno pode ser usado para construção.

Por exemplo, em um terreno de 200m² provavelmente não é possível construir uma casa de um andar de 200m², pois geralmente deve haver uma área permeável no terreno.

  •  Preço: é preciso comprar um terreno que esteja de acordo com seu planejamento financeiro.
  •  Localização do terreno: este será o lugar que você provavelmente morará por muitos anos, logo, precisa ser um local que agrade você e atenda suas necessidades a longo prazo.

3. PROJETOS

LEVANTAMENTO TOPOGRÁFICO

É o conjunto de medições feitas em um terreno com a finalidade de representar todos os acidentes geográficos e todas as medidas entre pontos notáveis em uma planta ou carta. Podendo incluir objetos naturais, como árvores e lagos ou artificiais, como edifícios, muros, ruas, calçadas, postes, entre outros.

Saiba mais sobre o Levantamento Topográfico.

E se meu terreno for inclinado? Leia mais 

 

 PROJETO ARQUITETÔNICO

O projeto arquitetônico é o primeiro dos projetos a ser feito. É nele que você coloca para fora todas suas ideias e vontades junto com o arquiteto que você contratou. As suas vontades combinadas com a criatividade do arquiteto resultarão na concepção arquitetônica da sua casa, ou seja, tanto a parte visual, estética de sua residência como a disposição dos cômodos.

Entenda mais sobre todo processo do Projeto Arquitetônico.

 

PROJETOS COMPLEMENTARES

Os projetos complementares são: estrutural, elétrico e hidrossanitário. Esses projetos devem ser realizados após a conclusão e aprovação na prefeitura do projeto arquitetônico (isso depende de cada município, alguns necessitam dos projetos complementares para aprovação), já que a realização desses projetos depende da disposição dos cômodos nas casas, logo não é recomendado fazer alterações pesadas no arquitetônico depois do início dos projetos complementares pois poderá causar alguns transtornos e estender essa etapa de projetos.

A realização dos projetos complementares é feita por engenheiros e é de extrema importância tanto para a segurança de quem irá viver na casa como para evitar possíveis gastos adicionais durante a execução da obra.

Atualmente a tecnologia BIM vem sendo utilizada por alguns engenheiros para a realização desses projetos, trazendo muitos benefícios durante essa etapa.

  • Projeto Elétrico

É a representação gráfica e escrita detalhada das instalações elétricas de uma construção. Ele é responsável por dimensionar e quantificar toda a instalação elétrica, determinando onde estarão todos os pontos de tomada e iluminação, determina o trajeto dos conduítes, faz a divisão dos circuitos e dimensiona todo o projeto, tudo isso levando em conta as necessidades de cada cliente e as normas vigentes. Saiba mais.

 

  • Projeto Hidrossanitário

Documento que abrange toda a distribuição de água fria, água quente, esgoto, água pluvial, caixas de gordura e sistema de ventilação que uma edificação pode ter. Saiba mais.

 

  • Projeto Estrutural

É uma das etapas mais importantes de toda construção, pois garante que a construção ficará de pé. Por meio de cálculos, o engenheiro responsável definirá quais as dimensões e também qual estrutura é a mais adequada para o seu projeto, pois para cada terreno e/ou cada edificação será necessário um tipo específico de estrutura. Saiba mais.

Para a realização do projeto estrutural é importante que seja feita uma Sondagem de Solo que consiste em um processo de reconhecimento e caracterização do terreno, sendo a maneira de como conhecer as características do terreno, extraindo informações importantes que auxiliam no desenvolvimento da obra.

4. EXECUÇÃO DA OBRA

Depois de todos os projetos realizados, com a aprovação na prefeitura e o alvará de construção, chegou o grande momento de construir a sua casa? Calma! Agora com muitas informações em mãos é preciso fazer o orçamento da obra.

Com os profissionais escolhidos, os materiais para a construção definidos e orçados, chegou o momento da EXECUÇÃO.

Não pense que seu trabalho acabou por aí! É sempre bom estar de olho na obra, acompanhando os prazos e a qualidade das entregas parciais durante a construção, para evitar gastos maiores.

5. DECORAÇÃO 

Finalmente sua casa está de pé. Agora é hora de deixar ela ainda mais bonita, com a decoração dos cômodos e escolha das mobílias. O projeto de arquitetura de interiores pode ser feito depois da etapa do projeto arquitetônico, mas a escolha dos móveis e compra deles é feita após a conclusão da casa.

DICA: Já existem alguns aplicativos no qual é possível visualizar em 3D o móvel na sua casa antes de você comprá-lo, através da realidade virtual. Como por exemplo o Houzz (veja o vídeo).

Pronto! Agora você sabe quais são as etapas para construir sua casa.

Ficou interessado? A Alcance Engenharia realiza os seus projetos complementares. Peça aqui seu orçamento.

× Como posso te ajudar?