chapéu de engenheiro com pranchas e o mini casa ao lado

Construção em Terreno Inclinado

Seu terreno é desnivelado? Encontre aqui algumas dicas de como aproveitar melhor seu espaço!

O desnível se refere a diferença de nível encontrada numa superfície e terrenos com essa característica são muito comuns hoje em dia. Porém, projetar uma construção neles nem sempre é tão fácil pois exige criatividade e um bom projeto. Então, aqui vão algumas dicas de como aproveitar a topografia do seu espaço.

Primeiro, para entender as dificuldades que serão encontradas para a execução de projetos no terreno em questão, é importante classificar e separar as características de cada tipo:

Os terrenos com aclive são aqueles com o fundo mais alto do que o nível da rua e, geralmente, são mais procurados para compra, logo são mais caros. Já terrenos com declive, com o fundo mais baixo do que o nível da rua, são mais difíceis de vender e mais baratos.

Na hora de construir um estabelecimento no local, muitas pessoas acreditam que esses tipos de terreno podem encarecer a elaboração dos projetos e a sua execução, porém isso é um mito que deve ser erradicado.

Por isso, temos algumas sugestões de como aproveitar melhor o desnível do seu espaço:

Garagem

Construir uma garagem na parte de baixo da casa é uma ideia interessante para quem possui um terreno com ladeira. Assim, aproveita-se melhor a sua topografia e, em consequência, deixa a disposição uma área maior para fazer a casa ou um jardim mais elaborado.

Sistema de escadas

Pensando também nos terrenos íngremes, outra boa ideia é projetar a edificação como se ela fosse uma escada. Por exemplo, no caso de uma casa, poderia pensar o primeiro piso como a garagem, o segundo com os cômodos da área social (cozinha, sala de estar, etc) e o terceiro com a área íntima, contendo os quartos. Assim, a casa poderia ser pensada diagonalmente e em formato de escada, finalizando como um projeto criativo e inovador.

Piscina

Para os interessados numa opção de lazer para os dias de verão, existe a possibilidade construir uma piscina. Pensando na parte de baixo do terreno, colocar a piscina é uma ideia válida, mas que deve ser bem projetada, uma vez que o escoamento de águas pluviais se dará seguindo o sentido da inclinação do terreno.

Vista privilegiada

Para os espaços aclivosos, qualquer edifício projetado nesse local terá uma vista privilegiada por estar numa altura mais elevada do que o normal.

Nivelamento

Caso nenhuma das opções acima lhe agrade, você pode realizar obras de terraplanagem a fim de deixar o terreno no nível da rua ou com uma inclinação menor do que a original.

Independente de qual solução você encontrar para utilizar melhor o seu terreno, é importante realizar o levantamento topográfico e a sondagem do solo para entender que tipo de local você possui. Uma vez que esses dois serviços estão prontos, segue-se com a elaboração do projeto arquitetônico e estrutural e por fim, os projetos complementares.

Vale ressaltar a importância de um projetista na produção de uma solução para o seu terreno. Esta pessoa estará preparada para dispor a criatividade e pensar a melhor forma de otimizar e planejar a execução do seu projeto.

Gostou do nosso conteúdo? Leia mais como esse em nosso blog!

Precisa de um projeto? Peça já o seu orçamento!



×

Powered by WhatsApp Chat

× Como posso te ajudar?