Projeto Arquitetônico

Você sabe como é feito um Projeto Arquitetônico? Conhece a sua importância e como é seu desenvolvimento?

O projeto arquitetônico é composto por um conjunto de representações gráficas que descrevem como será sua casa. Ele pode ser considerado uma das etapas mais importantes para a realização de uma obra. É nele que você conseguirá visualizar e colocar em prática suas ideias e sonhos, planejando da melhor forma como será sua futura edificação em seus mínimos detalhes. O projeto arquitetônico também poderá deixar sua casa com sua personalidade, como os modelos de casas e arquitetura de Curitiba que possui diversos estilos, desde os antigos até os modernos. Isso ajudará a melhorar seu ambiente e deixará o local mais confortável. Para a melhor execução da obra é necessário um projeto arquitetônico completo, que aprimore o seu produto.

Mas o que é um projeto arquitetônico?

 O projeto arquitetônico, feito por engenheiros e arquitetos, busca representar uma construção que será executada através de desenhos arquitetônicos com o máximo de informação do futuro local. O principal objetivo desse documento é dar vida às ideias e desejos do cliente, evitando erros e inconsistências no projeto e possibilitando uma determinação prévia do quantitativo de materiais e custos, tornando-se uma ótima forma de investimento devido o planejamento antecipado das etapas a serem exercidas.

 Para ser realizado deve-se verificar a Lei de Uso e Ocupação, utilizando documentos fornecidos para o terreno no qual será construído que determina o tamanho da área que pode ser ocupada e quais são as especificações para a edificação a ser construída. Também é necessário saber alguns fatores como a topografia do terreno previamente, posição do sol, direção dos ventos e vegetação no local. Seguindo as determinações dadas pelo consumidor e os fatores mencionados o projetista busca realizar o projeto com maior funcionalidade, melhores formas e dimensões ideais.

A elaboração de projetos arquitetônicos deve ser realizada em conjunto com o projeto estrutural, devido o uso de vigas e pilares que fazem sustentação da casa que podem ser aparentes ou ocultas, sendo informações a serem ponderadas no projeto arquitetônico. Também deve-se considerar previamente os possíveis locais das instalações elétricas, hidrossanitárias e de prevenção contra incêndio para não haver incompatibilizações depois da finalização do projeto.

mesa com projetos e um capacete com uma régua

Como é feito? Quais procedimentos estão ligados à prefeitura?

Devido a grande quantidade de detalhes que se encontram no projeto é necessário dividi-lo em várias fases. Desse modo fica mais organizado e um produto de melhor qualidade. As etapas do projeto são as seguintes:

Levantamento de Dados

Nessa etapa são consideradas as necessidades, anseios e gostos do cliente e realização dos estudos de características do terreno, sabendo a posição que se encontra, suas dimensões e infraestrutura da região. Também é recomendável o levantamento topográfico da área para o projeto ser aprovado na prefeitura.

Estudo Preliminar:

O profissional faz pesquisas para a melhor satisfação do cliente e realização dos primeiros esboços, obtendo então os desenhos arquitetônicos (croquis). São considerados os seguintes estudos:

  • Conforto ambiental: deixando o ambiente com uma boa intensidade de luz, ventilação e contendo isolação acústica e térmica.
  • Tecnológico: conhecimento técnico relacionado aos sistemas construtivos, resistência e durabilidade dos materiais.
  • Econômico: relação mais adequada entre custo, benefício, durabilidade e padrão desejado.
pessoa realizando um projeto

Anteprojeto:

Nessa fase ocorre a criação da planta baixa de cada pavimento, sendo considerado a estrutura indicada no projeto estrutural, dimensionamento e instalações gerais. Dessa forma, são contempladas as informações do contratante e depois aplicam-se definições das características e dimensões da obra.

Projeto Legal:

São considerados cortes, realizações de contas das áreas e quantitativos de custos e materiais. Também são avaliadas normas vigentes de órgãos municipais que analisam se serão fornecidas as licenças, alvarás de obra, documentações jurídicas e cadastrais do imóvel. Para isso, o cliente deve realizar o pagamento de taxas e fazer o projeto topográfico/sondagem do terreno. O acompanhamento do processo de aprovação municipal também não é responsabilidade do projetista. O projeto pode ser revisado quantas vezes forem necessárias para a aprovação da prefeitura.

Projeto Executivo:

O Projeto Executivo é responsável pelo detalhamento do anteprojeto e também pela união do projeto inicial com estudos complementares nas áreas de hidráulica, estrutural, elétrica e prevenção contra incêndio.

planta baixa
Planta Baixa

Quais são os benefícios?

 A principal qualidade de um projeto arquitetônico é poder ter uma melhor noção de como será o empreendimento, podendo se prevenir de erros ou conflitos de ideias e compatibilizando com os projetos complementares (elétrico, hidrossanitário, PSCIP). Outro benefício é o excelente investimento proporcionado por ser um produto de longo prazo.

 Também é uma boa forma de se planejar uma obra buscando melhor conforto, envolvendo fatores como luminosidade, ventilação e melhor qualidade sonora conforme o modelo da casa ou outra infraestrutura desejada. Ainda mais por ter um profissional responsável analisando esses fatores e tendo o objetivo de obter excelentes resultados, dando ao cliente incrementações às suas ideias com mais detalhes e inovações, fornecendo conhecimento sobre arquiteturas sustentáveis que evitam gasto econômico e contribuem com a preservação do meio ambiente.

× Como posso te ajudar?