pessoa utilizando a calculadora

Orçamento de Obra

Descubra como otimizar o custo na obra.

Construir a casa própria é o sonho de milhares de brasileiros e, planejar seus cômodos, pinturas e móveis fazem parte dessa realização. Contudo, sabemos que muitas vezes as coisas não ocorrem como planejamos, o que acaba elevando o preço. Pensando nisso a Alcance Engenharia Jr., separou algumas dicas para que você consiga evitar esses problemas e economizar na hora de execução.

Projeto

Observando o mercado da construção civil e vendo alguns orçamentos, fica evidente o peso que os projetos têm no custo final da obra e para quem deseja economizar deve-se começar por aí. Um projeto utilizando novas tecnologias, por exemplo já determina esta diretriz. Um ótimo exemplo seria a tecnologia BIM que torna a construção muito mais eficiente e possibilita um planejamento minucioso dos gastos devido a ferramentas de:

– Compatibilidade Espacial:

Usando o modelo BIM a identificação de possíveis incompatibilidades é bastante facilitada, uma vez que ficam bastante evidentes “aos olhos” do usuário do modelo.Além disso os softwares específicos para compatibilização oferecem comandos destinados à detecção automática das interferências. Com essas informações os projetistas conseguem evitar imprevisto na execução e diminuir o tempo de obra.

– Extração de Quantitativos:

Durante o processo de orçamentação de obras, os profissionais orçamentistas necessitam das informações de quais são os materiais empregados e seus respectivos quantitativos, para então, juntamente com outras informações, preparar o orçamento. Se o processo utilizado for BIM, o modelo contendo os elementos do projeto fornecerá um levantamento preciso de todos eles e com isso consegue-se informações mais precisas dos materiais e de seus respectivos quantitativos que, além de poupar tempo de recursos, traduzirá em um orçamento mais preciso.

Existem também algumas dicas bem úteis que te ajudam a economizar:

• Discuta com o projetista todos os detalhes do projeto e procure entender bem o que está sendo proposto para avaliar o custo;

• Defina prioridades, sempre existem coisas que podem esperar ou não são das mais essenciais que podem ser deixadas para depois.

• Não tenha medo de fazer perguntas, busque entender a necessidade de cada item dentro do projeto e quais você não pode abrir mão.

• Construa na vertical, é possível baratear os serviços com um sobrado, por exemplo, você usa o mesmo tipo de fundação e o mesmo telhado.

Execução de Obra

Uma vez que os projetos já foram desenvolvidos, existem outras medidas que auxiliam na otimização de tempo e economizam gastos desnecessários durante a execução de fato da obra, como por exemplo:

• Fazer um orçamento da obra bem detalhado Desenvolver um orçamento com o máximo de detalhes possíveis, faz que você possa: ter uma noção maior de seus gastos e limita-los, estabelecer prioridades e ter a consciência prévia de prazos de entrega.

• Boa gestão do planejamento e execução Uma boa gestão do planejamento (metas, prazos, custos) e execução (cobrança, presença, fornecedores), garante uma redução de gastos imprevistos e de retrabalhos.

• Seguir à risca o planejamento realizado anteriormente Quanto melhor for o planejamento desenvolvido, mais fácil de conseguir seguilo ao máximo possível. Pois ele serve como delimitador de gastos e tempo nas respectivas tarefas dentro dele.

• Estar presente na obra cobrando entregas parciais Se você não conseguir ir muitas vezes à sua obra, as pessoas envolvidas nela irão perder compromisso e qualidade de seus serviços e produtos ofertados. Logo quanto mais vezes conseguir estar presente, cobrando entregas parciais, checando a qualidade de produtos comprados, mais tempo será otimizado e recursos evitados de serem gastos.

• Considerar mais de uma opção para as atividades Sempre que possível, não se limite apenas a um fornecedor ou prestador de serviços, entre outros. Tente expandir seus horizontes solicitando orçamentos para diferentes organizações, buscando conseguir decidir com melhor precisão qual seria o melhor custo-benefício para seu caso.

• Planejamento do canteiro de obra O planejamento do canteiro de obras deve ser feito com antecedência, dessa maneira é possível evitar a necessidade de realocar futuros ambientes dele. Além disso, determinar bem os locais de armazenamento e despejo de resíduos, são medidas que auxiliam na logística da obra. Atitudes como essas, otimizam o tempo gasto na hora da execução.

× Como posso te ajudar?