QUEM SOMOS

Fundada em 2015, a Alcance Engenharia Jr. nasceu com o objetivo de proporcionar uma experiência prática e empresarial aos alunos da graduação de Engenharia Civil da Universidade Federal do Paraná. Sua criação encontra-se intrinsecamente ligada ao anseio de estudantes por uma formação acadêmica além da sala de aula.

Localizada no Centro Politécnico da UFPR, a sede da empresa insere-se em um contexto de grande inovação, em uma das melhores universidades do país. Contando com uma equipe engajada e com a orientação de professores doutores e profissionais da área, a Alcance busca oferecer soluções inovadoras a seus clientes e ao mercado, sempre prezando pela eficiência e excelência na execução dos projetos. 

Nosso time é constituído por graduandos de diversos períodos do curso de Engenharia Civil da UFPR, visando seu desenvolvimento técnico e pessoal – destaque entre nossos pilares fundamentais. 

Acima de tudo isso, a Alcance faz parte do Movimento Empresa Júnior, cuja missão consiste em formar, por meio da vivência empresarial, empreendedores comprometidos e capazes de transformar o Brasil. Criado na França em 1967, por alunos da Escola Superior de Ciências Econômicas e Comerciais (ESSEC), o MEJ surgiu da necessidade dos graduandos de adquirir prática e contato real com o mercado de trabalho. Em 1988, foram fundadas as primeiras empresas juniores brasileiras e, desde então, o Movimento tem se transformando em um dos maiores de empreendedorismo do mundo. 

Estima-se que esse movimento já tenha conseguido impactar a sociedade em mais de 17.000 projetos, contando com a participação de mais de 22.000 empresários juniores, distribuídos em uma quantidade superior a 900 empresas juniores. Hoje, em uma dimensão global, o Movimento Empresa Júnior também obtém destaque em países como França, Alemanha e Tunísia. 

Assim como as demais empresas juniores inseridas nesse movimento, acreditamos e trabalhamos por um Brasil mais empreendedor, educador, ético, colaborativo e transparente. Tudo isso, atrelado a um faturamento totalmente reinvestido na educação, capacitando membros e viabilizando melhorias e crescimento para as próprias empresas.

Além disso, não estamos sozinhas! Dentro do Movimento Empresa Júnior, as empresas juniores podem contar com as instâncias, que atuam em âmbitos Nacional, Estadual e Regional. Todas têm por responsabilidade representar, aproximar as EJs, fornecer suporte para a vivência empresarial dos membros, realizar eventos, expandir o movimento e muito mais. No contexto da Alcance Engenharia Jr, as instâncias envolvidas são:

É a Confederação Brasileira das Empresa Juniores. Criada em 2003, é a instância que atua em âmbito Nacional e tem como missão formar, por meio da vivência empresarial, empreendedores comprometidos e capazes de transformar o Brasil.

A Federação das Empresas Juniores do Estado do Paraná é o órgão que representa e regulamenta as empresas juniores do estado do Paraná. Surgiu em 1996 e hoje tem 111 empresas juniores associadas.

O Núcleo Curitiba é a instância que regula as empresas juniores das cidades de Curitiba e Pontal do Paraná. Ele surgiu em 2012, levando o nome de NEJ UFPR e, em 2018, se tornou o Núcleo Curitiba, que conta com 27 Empresas Juniores associadas atualmente.