Tudo o que você precisa saber sobre Projeto Elétrico

Por Alcance Engenharia Jr.
projeto elétrico

O que é?

O projeto elétrico é a representação gráfica e escrita bem detalhada das instalações elétricas de uma construção. Ele é responsável por dimensionar e quantificar toda a instalação elétrica, determinando onde estarão todos os pontos de tomada e iluminação, determina o trajeto dos conduítes, faz a divisão dos circuitos e dimensiona todo o projeto, tudo isso levando em conta as necessidades de cada cliente e as normas vigentes.

Como é feito?

Ele leva em conta a planta da construção e as necessidades do cliente, visando o maior conforto e segurança dentro da construção. Ele geralmente é iniciado logo a após a conclusão do projeto arquitetônico, para isso, deve ser feita uma reunião com os clientes para que o projetista possa entender as necessidades do cliente, assim já se pode definir algumas questões, como: os principais pontos de tomadas, como será a iluminação e também entender as necessidades mais específicas do cliente.

Normas reguladoras

A NBR-5410 são normas técnicas que regulam as instalações elétricas de baixa tensão, como as instalações residenciais, prediais, públicas e comerciais. Elas são utilizadas pelos projetistas, pois lá eles encontram um guia sobre o que se deve fazer no projeto, para que todo o circuito esteja em segurança.

Quais as vantagens?

Como todos os outros projetos, o projeto elétrico oferece algumas vantagens, como:

  • Maior segurança: pois reduz as chances de curtos circuitos e sobrecargas no sistema.
  • Redução de custos: todas as partes do circuito são pensadas exatamente de acordo com a necessidade de cada cliente e com as normas, logo só será comprado o que realmente vai ser utilizado. 
  • Orçamento realista: é feito o dimensionamento das instalações, então são gerados quantitativos de todos os materiais que serão utilizados. É feita uma lista de materiais, assim o orçamento não sofrerá alterações no decorrer da execução.
  • Instalações dentro das normas: o projetista terá o cuidado em atender toda as normas vigentes. 

Quem pode fazer?

Os projetos elétricos que requerem um circuito de alta potência e instalações mais complexas, são exclusivamente realizados pelos engenheiros eletricistas. Já as instalações residenciais e as de baixa potência, podem ser realizados por engenheiros civis e arquitetos. 

Passos para realização do projeto elétrico

  1. Projeto arquitetônico: primeiramente é necessário possuir a planta baixa do local para que se possa começar a pensar nas instalações.
  2. Cálculos de perímetro e área para definir a quantidade de pontos de iluminação e tomadas e suas respectivas potências.
  3. Definição de onde estarão alocados os pontos de tomada e de iluminação, seguindo as normas e as necessidades do cliente.
  4. Divisão dos circuitos e calculo da potência de cada disjuntor.
  5. Alocação e definição do tamanho dos eletrodutos de acordo com a quantidade de circuitos.
  6. Definição dos dispositivos de proteção das instalações.
  7. Quantitativo das instalações, descrevendo a quantidade de cada material que será utilizado.
  8. Representação gráfica do projeto, utilizando as simbologias especificadas para representá-lo.

Agora que você já conhece o projeto elétrico e sabe da sua importância, peça já seu orçamento!