Softwares na Engenharia Civil

Softwares na Engenharia Civil: Os Essenciais do Mercado

O uso de softwares na Engenharia Civil vem aumentando ano após ano. Seus propósitos são os mais diversos: auxiliar no planejamento do projeto estrutural e arquitetônico; ajudar na administração de pessoas; melhorar a administração como um todo ao facilitar a organização dos recursos e compatibilização das diversas partes, o que diminui o desperdício de materiais; entre outros. 

Por essas razões, o domínio de certos programas vem se tornando algo fundamental no momento da contratação dos profissionais. A seguir, listaremos os principais softwares que são indispensáveis para quem deseja ingressar no ramo da construção civil: 

Administração e ERP (Enterprise Resource Planning)

softwares na Engenharia Civil
Equipe trabalhando em computadores.

1. Pacote Office

Esse é um queridinho das empresas. Com ele é possível criar documentos de texto, apresentações de slides e planilhas de cronograma, gestão e orçamento, por exemplo. Ele conta com 9 programas feitos pela Microsoft, dentre eles: Word, Excel, PowerPoint, Outlook e Access. Fortemente recomendados para quem deseja ingressar no mercado de trabalho.

2. Sienge

Especializado no setor da Engenharia Civil, o Sienge é um sistema de gestão empresarial. O software tem como objetivo reunir, em um só lugar, todas as informações relacionadas ao empreendimento. Com isso, o fluxo e integração das informações é facilitado. No aplicativo, é possível gerenciar o orçamento, estoques, custos envolvidos, mão de obra, área contábil e entre outros. Vale ressaltar que o software é brasileiro e disponível 100% na web. 

Modelagem

softwares na Engenharia Civil
Projeto e modelo de uma casa.

3. SketchUp

Um dos programas mais simples de se utilizar, o SketchUp é usado para modelagens 3D e renders realísticos para que o cliente possa visualizar melhor a ideia do projeto. Ele consegue se utilizar de plantas feitas em CAD para criar as modelagens.

4. AutoCAD

Criado pela Autodesk, o AutoCAD é um software de desenho técnico muito utilizado para modelagem 2D e 3D. As empresas o utilizam principalmente para desenhar plantas baixas e mapear levantamentos topográficos.

5. Posição

O Posição é um software totalmente integrado ao AutoCAD que permite o desenho de curvas de nível a partir de dados obtidos via GPS e levantamento topográfico. O programa gera planilhas, área e layers de forma automática, o que facilita o trabalho de traçar a topografia do terreno com todas as informações necessárias.

Quer descobrir um exemplo prático para a aplicação deste software? Clique aqui!

6. Revit

O Revit, também feito pela Autodesk, utiliza a tecnologia BIM, que consiste na compatibilização e compartilhamento dos diversos projetos do mesmo empreendimento em um só lugar, o que evita conflitos entre as partes. É possível até que os profissionais possam trabalhar em diferentes frentes ao mesmo tempo. O software tem como objetivo planejar, projetar, gerenciar dados e recursos referentes à construção de infraestruturas. O programa possui modelagem em 3D com maquetes virtuais ricas em detalhes, gerando vistas e cortes de forma automática, além de tabelas e planilhas. 

Para saber mais sobre Revit e BIM, clique aqui!

Saiba mais sobre as etapas do processo de planejamento de um edifício, clique aqui!

Análise Estrutural

softwares na Engenharia Civil
Engenheiro analisando elementos estruturais.

7. MATLAB

Esse software utiliza uma linguagem de programação própria para solucionar problemas de Engenharia Civil através de modelagens matemáticas com gráficos, animações e simulações. Não se preocupe se não gosta de programação! A linguagem é fácil de ser aprendida e utilizada.

8. TQS

Um dos mais utilizados softwares na Engenharia Civil pelas empresas, o TQS possui muitas funções para o realização de projetos, cálculos estruturais e dimensionamentos em concreto armado, protendido, pré-moldado e alvenaria estrutural. O programa faz a análise de esforço na estrutura, da interação fundação-solo, fornecendo o dimensionamento das vigas, pilares e lajes. Além disso, possui integração com as tecnologias BIM e CAD.

8. Eberick

Totalmente brasileiro, o Eberick é um software destinado à concepção de projetos estruturais em concreto armado, concreto protendido, estruturas metálicas, alvenaria estrutural e estruturas mistas. O programa fornece diversas ferramentas que auxiliam na fase de projetos, como o detalhamento das estruturas e o dimensionamento dos pilares e vigas conforme as normas brasileiras, verificando os elementos conforme o ELU e ELS. Também possui integração com sistemas BIM e CAD.

Compatibilização

softwares na Engenharia Civil
Pessoa analisando a compatibilidade de um projeto.

10. Trimble

Produzido pela mesma empresa que produziu o SketchUp, o Trimble Connect é um programa que utiliza a metodologia BIM e faz a compatibilização dos diversos projetos da mesma edificação através da verificação de interferências entre as frentes. Ele é um software indicado para se trabalhar no planejamento e gerenciamento da obra. Disponível em uma versão gratuita, o aplicativo pode ser utilizado 100% na nuvem.

11. QiBuilder

Produzido pela AltoQi, o QiBuilder na verdade é uma plataforma de vários aplicativos que trabalham com BIM que serve para compatibilizar os projetos, como o estrutural, elétrico, hidrossanitário e PSCIP. Muitos profissionais o utilizam junto com o Revit.

Ao dominar softwares como os citados acima, o profissional é capaz de gerir uma obra, desde as etapas iniciais até o momento de execução, com muito mais eficiência. Os resultados são o barateamento no custo final da obra pela eliminação do uso excessivo de material, diminuição do prazo, melhor administração de pessoas e recursos, entre outros. 

Com certeza, saber utilizar esses aplicativos é um diferencial. Atualmente, a Alcance utiliza alguns desses exemplos citados, como Revit, Posição, Trimble e QiBuilder.

Para saber mais sobre nós e ter uma obra mais rápida e barata, entre em contato conosco!

×

Powered by WhatsApp Chat

× Como posso te ajudar?