Antes de mais nada, nenhuma obra funciona sem máquinas. No entanto, os maquinários que nela são utilizados interferem diretamente na qualidade e na durabilidade de uma construção. Entretando, acima de tudo, o responsável técnico de uma edificação precisa conhecer as propriedades e, além disso, as aplicações mais adequadas dos maquinários na construção civil.
Retroescavadeira
Utilizada desde 1953, a retroescavadeira é uma das máquinas que tem mais aplicabilidade na construção civil. Ela possui uma concha traseira e uma caçamba frontal e, por isso, é capaz de escavar, demolir, cavar ou transportar. Além de tudo, para realizar ainda mais funções, possui peças encaixáveis como garfos, pinças e lâminas. Contudo, é a mais popular e está presente em quase todas as construções.
Rolo Compactador
Com o objetivo de compactar o solo, o rolo apresenta subdivisões de acordo com o seu cilindro, podendo ser liso ou de pata (pé de carneiro). O rolo liso faz um ótimo trabalho em solos arenosos, entretanto em pavimentações asfálticas e de concreto facilita bastante o trabalho. Em contrapartida, o rolo pé de carneiro possui patas, que possibilitam um aumento na área de contato com o solo do canteiro e permitem a evaporação e a compactação.
Pá Carregadeira
Muito utilizada na maior parte dos canteiros de obra para carregar os caminhões em pátios de estocagem. Além de ser usada em usina de solos, asfalto e terraplanagem. Ainda assim, possui uma versão menor, que permite levar material para locais menores. Além disso, a pá carregadeira suaviza e aplaina terrenos, empurra materiais e ainda escava pequenos buracos em obras de pequeno porte.



Bate Estaca
Para a construção de fundações profundas, é o bate estaca que crava estacas em pontos estratégicos da obra. O equipamento consiste em um martelo instalado na torre de fixação que é sujeito à queda livre após o devido posicionamento da estaca, inúmeras vezes. Em outras palavras, o bate estaca funciona por meio da transferência de forças e tem bastante eficácia em solos mais resistentes. Para saber mais sobre estacas empregadas em fundações, confira nosso Blog de Fundações: Tipos e Características.
Motoniveladora (Patrol)
A motoniveladora serve especificamente para terraplenar, tanto para terrenos transversais quanto para inclinados. Essa máquina corta ou aterra sub-leitos, sub-bases e bases de acordo com as estacas de marcação topográfica. Do mesmo modo, graças a sua força, consegue cortar/ espalhar grandes volumes de materiais (terra, bica corrida). E, por isso, é empregada em trabalhos pesados e obras grandes, chamando atenção graças à precisão com a qual trabalha.
Guindaste
Os guindastes, geralmente fixos, realizam de forma fácil a elevação de treliças de aço ou de blocos de concreto na construção de estruturas altas. Sobretudo, consistem em um mastro — que é um suporte vertical —, uma lança — que movimenta o braço do guindaste — e uma contra-lança — que carrega um contrapeso por trás. Além de tudo, ainda possui a cabine do operador, que comanda e controla todo o aparelho.



Britador
Cada vez mais comum no canteiro de obras, tritura e recicla o entulho de uma forma bastante eficiente. Juntamente com o ideal de construção sustentável, tem sido cada vez mais utilizado, já que britar resíduos sólidos beneficia além do meio ambiente, a economia e a sociedade como um todo. O equipamento reduz blocos de concreto, cerâmica e tijolos a grãos menores, que são reutilizados na manutenção de acessos ou estradas ou até em bancos de praça.
Pavimentadora de Concreto
A pavimentadora produz diversos moldes de concreto. Nesse sentido, ela desempenha, de forma econômica, os revestimentos para rodovias, estradas, pistas ou vias férreas. Além disso, possui um controle de alta qualidade e um sistema de tração e direção próprios, que produzem os moldes de concreto com bastante precisão.
Escavadeira Hidráulica
A escavadeira hidráulica está entre os maquinários mais utilizados, seu trabalho é realizado através do bombeamento de óleo para os pistões. Contudo, possui um braço mecânico, esteiras, lança e caçamba. Com essa combinação, a máquina realiza diversas atividades, dentre elas, movimentação de terra e realocamento de resíduos.



Buldôzer
Também conhecido como trator de esteira, é considerado um maquinário pesado que realiza atividades como terraplenagem, escavação e reboque. Ainda assim, ele pode se locomover através de dois sistemas, sendo eles, sistema mecânico e sistema hidrostático. O sistema mecânico é o tradicional sistema motor, nesse caso exige muita manutenção pelo constante desgaste das peças. Por outro lado, o sistema hidrostático possui duas bombas que alimentam dois motores e reduzem o desgaste das demais partes inutilizadas.
Empilhadeiras
São muito importantes para a organização na construção civil. Essas máquinas funcionam de forma essencial, pois otimizam o espaço de toda obra, separando e empilhando materiais. Em terrenos irregulares ou que estão sujeitos a mudanças climáticas bruscas as empilhadeiras entram em ação. Do mesmo modo, são resistentes o suficiente para aguentar até 4 toneladas e superam qualquer tipo de obstáculos. Além disso, mantêm a segurança dos trabalhadores e a agilidade no canteiro de obras.
Caminhões
Por fim, dependendo da função, são diversos os tipos de caminhões que podem ser utilizados. O caminhão munck, por exemplo, movimenta grandes cargas, pois possui um braço hidráulico em sua traseira. Assim como, para transporte de agregados (areia e brita) o caminhão caçamba é o ideal. Por outro lado, em obras de grande porte, caminhões como os de comboio armazenam combustível para as demais máquinas e os caminhões pipa umidificam os materiais para ficarem compactos.



Vantagens dos Maquinários na Construção Civil
Além de focar nos projetos, analisar e quantificar os materiais utilizados, para o bom funcionamento de uma obra é imprescindível um grande planejamento. Essa preparação inclui fazer a escolha certa dos maquinários na construção civil, uma vez que trazem inúmeros benefícios à execução. Vale destacar também que as máquinas aumentam significativamente a produtividade no canteiro de obras, pois esses equipamentos promovem mais atividades em menos tempo. Relacionada aos prazos solicitados está a produtividade, que diminui as chances de atrasos no cronograma e evita prejuízos e rescisão de contratos. Dessa forma, recomenda-se fortemente o aluguel dessas máquinas na construção civil para melhor viabilidade da sua obra.
Para saber também sobre os softwares essenciais da Engenharia Civil, acesse nosso último blog e conheça os mais utilizados atualmente!