Maquinários na Construção Civil

Maquinários na Construção Civil

Antes de mais nada, nenhuma obra funciona sem máquinas. No entanto, os maquinários que nela são utilizados interferem diretamente na qualidade e na durabilidade de uma construção. Entretando, acima de tudo, o responsável técnico de uma edificação precisa conhecer as propriedades e, além disso, as aplicações mais adequadas dos maquinários na construção civil.

Retroescavadeira

Utilizada desde 1953, a retroescavadeira é uma das máquinas que tem mais aplicabilidade na construção civil. Ela possui uma concha traseira e uma caçamba frontal e, por isso, é capaz de escavar, demolir, cavar ou transportar. Além de tudo, para realizar ainda mais funções, possui peças encaixáveis como garfos, pinças e lâminas. Contudo, é a mais popular e está presente em quase todas as construções.

Rolo Compactador

Com o objetivo de compactar o solo, o rolo apresenta subdivisões de acordo com o seu cilindro, podendo ser liso ou de pata (pé de carneiro). O rolo liso faz um ótimo trabalho em solos arenosos, entretanto em pavimentações asfálticas e de concreto facilita bastante o trabalho. Em contrapartida, o rolo pé de carneiro possui patas, que possibilitam um aumento na área de contato com o solo do canteiro e permitem a evaporação e a compactação.

Pá Carregadeira

Muito utilizada na maior parte dos canteiros de obra para carregar os caminhões em pátios de estocagem. Além de ser usada em usina de solos, asfalto e terraplanagem. Ainda assim, possui uma versão menor, que permite levar material para locais menores. Além disso, a pá carregadeira suaviza e aplaina terrenos, empurra materiais e ainda escava pequenos buracos em obras de pequeno porte.

Maquinários na Construção Civil
Retroescavadeira
Maquinários na Construção Civil
Rolo Compactador
Maquinários na Construção Civil
Pá Carregadeira

Bate Estaca

Para a construção de fundações profundas, é o bate estaca que crava estacas em pontos estratégicos da obra. O equipamento consiste em um martelo instalado na torre de fixação que é sujeito à queda livre após o devido posicionamento da estaca, inúmeras vezes. Em outras palavras, o bate estaca funciona por meio da transferência de forças e tem bastante eficácia em solos mais resistentes. Para saber mais sobre estacas empregadas em fundações, confira nosso Blog de Fundações: Tipos e Características.

Motoniveladora (Patrol)

A motoniveladora serve especificamente para terraplenar, tanto para terrenos transversais quanto para inclinados. Essa máquina corta ou aterra sub-leitos, sub-bases e bases de acordo com as estacas de marcação topográfica. Do mesmo modo, graças a sua força, consegue cortar/ espalhar grandes volumes de materiais (terra, bica corrida). E, por isso, é empregada em trabalhos pesados e obras grandes, chamando atenção graças à precisão com a qual trabalha.

Guindaste

Os guindastes, geralmente fixos, realizam de forma fácil a elevação de treliças de aço ou de blocos de concreto na construção de estruturas altas. Sobretudo, consistem em um mastro — que é um suporte vertical —, uma lança — que movimenta o braço do guindaste — e uma contra-lança — que carrega um contrapeso por trás. Além de tudo, ainda possui a cabine do operador, que comanda e controla todo o aparelho.

Maquinários na Construção Civil
Bate Estaca. Fonte: AEC Web
Maquinários na Construção Civil
Motoniveladora
Maquinários na Construção Civil
Guindaste

Britador

Cada vez mais comum no canteiro de obras, tritura e recicla o entulho de uma forma bastante eficiente. Juntamente com o ideal de construção sustentável, tem sido cada vez mais utilizado, já que britar resíduos sólidos beneficia além do meio ambiente, a economia e a sociedade como um todo. O equipamento reduz blocos de concreto, cerâmica e tijolos a grãos menores, que são reutilizados na manutenção de acessos ou estradas ou até em bancos de praça.

Pavimentadora de Concreto

A pavimentadora produz diversos moldes de concreto. Nesse sentido, ela desempenha, de forma econômica, os revestimentos para rodovias, estradas, pistas ou vias férreas. Além disso, possui um controle de alta qualidade e um sistema de tração e direção próprios, que produzem os moldes de concreto com bastante precisão.

Escavadeira Hidráulica

A escavadeira hidráulica está entre os maquinários mais utilizados, seu trabalho é realizado através do bombeamento de óleo para os pistões. Contudo, possui um braço mecânico, esteiras, lança e caçamba. Com essa combinação, a máquina realiza diversas atividades, dentre elas, movimentação de terra e realocamento de resíduos.

Britador. Fonte: Wirtgen Group
Maquinários na Construção Civil
Pavimentadora. Fonte: Cimento Itambé
Maquinários na Construção Civil
Escavadeira Hidráulica. Fonte: CNI Cursos

Buldôzer

Também conhecido como trator de esteira, é considerado um maquinário pesado que realiza atividades como terraplenagem, escavação e reboque. Ainda assim, ele pode se locomover através de dois sistemas, sendo eles, sistema mecânico e sistema hidrostático. O sistema mecânico é o tradicional sistema motor, nesse caso exige muita manutenção pelo constante desgaste das peças. Por outro lado, o sistema hidrostático possui duas bombas que alimentam dois motores e reduzem o desgaste das demais partes inutilizadas.

Empilhadeiras

São muito importantes para a organização na construção civil. Essas máquinas funcionam de forma essencial, pois otimizam o espaço de toda obra, separando e empilhando materiais. Em terrenos irregulares ou que estão sujeitos a mudanças climáticas bruscas as empilhadeiras entram em ação. Do mesmo modo, são resistentes o suficiente para aguentar até 4 toneladas e superam qualquer tipo de obstáculos. Além disso, mantêm a segurança dos trabalhadores e a agilidade no canteiro de obras.

Caminhões

Por fim, dependendo da função, são diversos os tipos de caminhões que podem ser utilizados. O caminhão munck, por exemplo, movimenta grandes cargas, pois possui um braço hidráulico em sua traseira. Assim como, para transporte de agregados (areia e brita) o caminhão caçamba é o ideal. Por outro lado, em obras de grande porte, caminhões como os de comboio armazenam combustível para as demais máquinas e os caminhões pipa umidificam os materiais para ficarem compactos.

Maquinários na Construção Civil
Buldôzer
Maquinários na Construção Civil
Empilhadeira
Maquinários na Construção Civil
Caminhão Transportador

Vantagens dos Maquinários na Construção Civil

Além de focar nos projetos, analisar e quantificar os materiais utilizados, para o bom funcionamento de uma obra é imprescindível um grande planejamento. Essa preparação inclui fazer a escolha certa dos maquinários na construção civil, uma vez que trazem inúmeros benefícios à execução. Vale destacar também que as máquinas aumentam significativamente a produtividade no canteiro de obras, pois esses equipamentos promovem mais atividades em menos tempo. Relacionada aos prazos solicitados está a produtividade, que diminui as chances de atrasos no cronograma e evita prejuízos e rescisão de contratos. Dessa forma, recomenda-se fortemente o aluguel dessas máquinas na construção civil para melhor viabilidade da sua obra.

Para saber também sobre os softwares essenciais da Engenharia Civil, acesse nosso último blog e conheça os mais utilizados atualmente!

×

Powered by WhatsApp Chat

× Como posso te ajudar?