Projetos da Alcance

Conheça os projetos que a Alcance realiza

A Engenharia Civil abrange vários projetos e serviços que podem ser realizados, desde os mais conhecidos, como os projetos complementares necessários para a construção de uma casa, até o uso da modelagem BIM. 

Dessa forma, trouxemos este blog para explicar o que são e quando são necessários cada um dos projetos presentes na carta de serviços da Alcance.

LEVANTAMENTO TOPOGRÁFICO

Projetos da Alcance
Levantamento topográfico

O levantamento topográfico pode ser considerado o primeiro passo para qualquer projeto de obra, pois é ele que fornece o formato e outras características do terreno analisado.

É o conjunto de medições feitas em um terreno com a finalidade de representar todos os acidentes geográficos e todas as medidas entre pontos notáveis em uma planta ou carta. Esses detalhes medidos incluem tanto elementos naturais como árvores, quanto artificiais como edifícios e postes. Basicamente aponta tudo que pode afetar durante a construção.

Para entender mais detalhadamente o que é e o porque precisa dele, veja nosso blog exclusivo sobre levantamento topográfico.

MODELAGEM 3D (BIM)

Se você trabalha na área de construção civil, possivelmente já enfrentou uma série de imprevistos e, até mesmo, erros durante a execução de uma obra. Em grande parte dos casos, isso é um reflexo da falta de planejamento entre as equipes envolvidas e da incompatibilidade de seus projetos. Mas há uma solução: os projetos em BIM.

A sigla BIM significa Building Information Modeling, em português é Modelagem de Informação da Construção. É um processo eficiente para projetar, criar e gerenciar dados de um projeto de construção civil, reunindo todas as informações de forma integrada e organizada, minimizando erros comuns em projetos 2D.

Se deseja ver mais vantagens e exemplos de aplicação, leia nosso blog sobre projetos em BIM.

PROJETO ESTRUTURAL

O projeto estrutural é uma das etapas mais importantes de toda construção, pois garante que a construção ficará de pé. Por meio de cálculos o engenheiro responsável definirá quais as dimensões e também qual estrutura é a mais adequada para o seu projeto, pois para cada edificação será necessário um tipo específico de estrutura para sustentá-la (vigas, lajes, pilares, fundações, etc.).

As principais etapas do Projeto Estrutural são a criação do esquema estrutural, a definição das cargas ou forças que atuam na estrutura, o cálculo dos esforços e deformações, o dimensionamento das peças estruturais, e o detalhamento do projeto para sua execução.

Quer entender como o projeto estrutural pode trazer segurança e outros benefícios? Veja aqui!

Projetos da Alcance
Projeto estrutural

PROJETO ELÉTRICO

O projeto elétrico é a representação gráfica e escrita bem detalhada das instalações elétricas de uma construção. Ele é responsável por dimensionar e quantificar toda a instalação elétrica, determinando onde estarão todos os pontos de tomada e iluminação, determina o trajeto dos conduítes, faz a divisão dos circuitos e dimensiona todo o projeto, tudo isso levando em conta as necessidades de cada cliente e as normas vigentes.

Ele leva em conta a planta da construção e as necessidades do cliente, visando o maior conforto e segurança dentro da construção. Ele geralmente é iniciado logo a após a conclusão do projeto arquitetônico, para isso, deve ser feita uma reunião com os clientes para que o projetista possa entender as necessidades do cliente, assim já se pode definir algumas questões, como: os principais pontos de tomadas, como será a iluminação e também entender as necessidades mais específicas do cliente.

PROJETO HIDROSSANITÁRIO

Projetos da Alcance
Projeto hidrossanitário

O projeto hidrossanitário é o documento que abrange toda a distribuição de água fria, água quente, esgoto, água pluvial, caixas de gordura e sistema de ventilação que uma edificação pode ter. É função dos projetistas pensar na melhor maneira de alocar todo esse sistema, seguindo as normas que a companhia de saneamento local exige.

Assim, os engenheiros devem garantir o fornecimento constante de água, considerando a pressão, velocidade e quantidade adequada para o pleno funcionamento dos equipamentos que dependem deste fluido.

Ainda, é possível através do projeto hidrossanitário realizar a captação de água da chuva que promove a sustentabilidade e proporciona a redução de gastos futuros.

Então além de proporcionar segurança e economia, esse projeto pode contar até com captação de água da chuva. Para ver com mais detalhes entre aqui.

PROJETO DE PISCINA

Existe algo melhor que uma piscina para se refrescar e relaxar no verão? Se sim, desconheço! Caso você esteja pensando em ter uma piscina em casa, saiba que como em outras questões da casa, há muitas considerações para que ela seja bem projetada e executada. 

Por isso, preparamos este blog para mostrar a você os aspectos positivos mais variados, como financeiro, saúde e conforto. Além do passo a passo para construir de fato a piscina, desde seu planejamento, escolhendo o local, mostrando as partes e os tipos, até a execução.

PLANO DE SEGURANÇA CONTRA INCÊNDIO E PÂNICO

Projetos da Alcance
Plano de segurança contra incêndio e pânico

O Plano de Segurança Contra Incêndio e Pânico visa garantir a segurança dos usuários de uma edificação em caso de alguma situação emergencial, indicando ações a serem tomadas em caso de incêndio. Esse projeto é monitorado pela legislação do Corpo de Bombeiros e pela respectiva unidade federativa que revisa as leis sempre que necessário para maximizar a segurança de qualquer pessoa.

Para conhecer mais sobre o plano de segurança contra incêndio e pânico, ou PSCIP, verificar se você precisa, o que constitui o projeto e o que pode contribuir para um incêndio, venha aqui.

Se descobriu que precisa de um dos projetos que oferecemos, dê uma olhada na nossa carta de serviços!

× Como posso te ajudar?