Vantagens de construir uma casa própria

As casas são uma construção social que apresenta muita importância hoje em dia. Elas proporcionam abrigo, segurança e conforto. E com o passar dos anos formam-se cada vez mais núcleos familiares que saem em busca de sua moradia. Então, nesse cenário aparecem três possibilidades, alugar, comprar ou construir uma casa.

O aluguel de um imóvel pode ser uma opção inicial, porém alguns fatores podem indicar a necessidade de buscar uma casa própria, como a garantia de um patrimônio da família, possibilidade de fazer alterações no imóvel, e segurança, pois não é possível saber se o proprietário vai querer o imóvel dele de volta.

Surgem então duas alternativas, a compra de uma casa pronta ou a construção de um imóvel. Ao fazer uma comparação entre as duas, a construção de uma casa se destaca em vários aspectos, assim, são listadas a seguir as vantagens de construir uma casa.

 

Localização da casa

Ao procurar um terreno é possível encontrar preços atrativos em bairros novos, além de buscar uma localização que melhor se alinhe com as características da construção desejada, como incidência solar, qualidade do solo, acessibilidade ao local e existência de comércio nas proximidades. Além disso, a compra de um terreno em uma área que está se desenvolvendo também pode ser considerado um ótimo investimento.

Casas em terrenos amplos e arborizados

Personalização da moradia

A construção da casa permite o desenvolvimento de um local mais personalizado e que melhor atenda às necessidades do morador, assim vários fatores podem ser analisados durante a elaboração do imóvel:

Estilo da construção

Existem muitos estilos de casas diferentes, variando desde o sistema construtivo (alvenaria tradicional, wood frame, steel frame) até os elementos estéticos da casa, caracterizando algo mais rústico, moderno, minimalista ou mais tradicional, que poderão ser escolhidos dependendo do estilo arquitetônico de preferência do proprietário.

Representação de uma casa no estilo moderno

Planejamento dos ambientes

Ao projetar a sua residência o proprietário tem a liberdade de administrar o espaço do terreno como achar melhor. Dessa forma, pode-se escolher a quantidade de cômodos e a disposição dos ambientes, além de poder incluir locais como escritório, biblioteca e academia.

Além disso, é possível fazer um melhor planejamento do isolamento térmico e acústico, levando em conta a função de cada ambiente, trazendo um maior conforto dentro de casa.

Sustentabilidade

Existem várias alternativas que podem ser analisadas para garantir a sustentabilidade do imóvel, como a escolha dos materiais, uso de energia solar, captação de água da chuva e aproveitamento da iluminação natural, que podem ser escolhidas pelo proprietário.

Além de serem benéficas ao meio ambiente, essas medidas podem se tornar financeiramente favoráveis a longo prazo.

Para saber mais sobre sustentabilidade na construção civil clique aqui.

Ilustração de uma casa sustentável usando energia solar e eólica

Qualidade

Como, ao construir a sua casa, o proprietário sabe quais materiais e técnicas construtivas estão sendo utilizados na obra, é mais fácil garantir a qualidade e durabilidade do produto final.

Economia

Representação da economia

Ao construir uma casa, é possível conseguir uma melhor moradia, com um um menor investimento. Isso porque ao comprar uma casa pronta há alguns intermediários como o corretor e o proprietário, que se beneficiam com a negociação. Porém, ao construir uma casa do zero esses intermediários deixam de existir, reduzindo os custos gerais. Ademais, no final das contas, o investimento para construir a casa acaba sendo inferior à valorização que acaba trazendo.

Outra vantagem é que, a escolha dos materiais e técnicas construtivas pode ser feita buscando maior economia, inclusive por meio de medidas sustentáveis, dependendo do orçamento disponível.

Reformas

Já foi destacado que uma das vantagens de ter casa própria é a possibilidade de fazer reformas e alterar os espaços da casa. Porém, esses processos podem se tornar muito mais simples se você mesmo tiver construído a casa. Isso pela familiaridade com os processos construtivos, estruturas e projetos. Todo esse conhecimento adquirido ao acompanhar a construção irá facilitar bastante em qualquer mudança que você queira fazer dentro de casa, ou até mesmo na resolução de problemas.

Como garantir os benefícios

O mercado imobiliário apresenta várias opções para quem procura seu próprio espaço, e certamente a construção de uma casa, se destaca de forma positiva. Porém, é importante se assegurar de que a obra seja realizada corretamente para que não apareçam problemas. 

Para assegurar que a construção seja planejada e executada sem complicações, é importante buscar um profissional qualificado para realizar a obra e garantir que as normas sejam seguidas. Não procurar um profissional pode trazer riscos econômicos e prejudicar a integridade da estrutura. Por isso, é sempre importante recorrer a um arquiteto, engenheiro ou empresa especializada.

Confira mais erros que podem ser evitados clicando aqui.

Confira as etapas para construir uma casa em Curitiba clicando aqui.

Tem interesse em construir uma casa? Faça o seu orçamento com o Pacote Residencial da Alcance!

× Como posso te ajudar?