Conheça mais sobre o Wood Frame

Por Alcance Engenharia Jr.
Casa verde de Wood Frame

Se você procurou por sistemas de construção mais rápidos, sustentáveis e efetivos com certeza se deparou com os modelos de construção a seco – Wood Frame e Steel Frame. Ficou com dúvidas sobre eles? Quer saber as vantagens de usá-los em seu projeto? Conhecer mais sobre essas tecnologias e acompanhar as tendências da engenharia civil no Brasil? Então, confere o texto que preparamos para você.

O que é Wood Frame?

O Wood Frame é um sistema construtivo que tem como característica a utilização de uma estrutura de madeira, ao invés dos convencionais tijolos e argamassa. Sendo assim, esse sistema conta com painéis pré-fabricados que permitem uma montagem rápida, resistente e de alta durabilidade.

Casa sendo construida em Wood Frame
Construção em Wood Frame

Primeiramente, sua estrutura é proveniente principalmente de pinus e ocasionalmente de eucalipto. Assim sendo, essas árvores são usadas devido às suas características secas e ausência de imperfeições, o que é necessário para esse sistema de construção. Logo após serem retiradas de florestas plantadas, passam por processos químicos, tratamentos e são envelopadas com membranas impermeabilizantes.

Estrutura interna do Wood Frame na etapa de construção
Estrutura interna do Wood Frame

Toda a estrutura da construção é industrializada. Consequentemente, as peças de madeira são pré-fabricadas, sendo apenas montadas no local. De forma que, o único elemento preparado no canteiro de obras é a fundação, geralmente do tipo radier.

E a resistência das paredes? Elas são compostas por uma parte estrutural de madeira maciça, recebem placas de OSB (Oriented Strand Board) com preenchimento de lã de vidro, de rocha ou de pet e recebem o revestimento de uma placa cimentícia e gesso – aumentando também a rigidez.

Homem realizando o preenchimento e finalizaçõ da parede de Wood Frame
Finalização do preenchimento da parede

Inovações e Vantagens

Sustentabilidade

A madeira é a única matéria-prima renovável na construção civil, portanto, o impacto ambiental de uma construção em wood frame é menor que uma construção convencional. Além disso, como as peças são pré-fabricadas, a geração de resíduos é muito reduzida. Ademais, outro ponto importante é a grande diminuição da emissão de CO2 (Gás Carbônico) nesse sistema, quando comparado com o método tradicional.

Canteiro de obras de uma construção em Wood Frame ainda não finalizada
Canteiro de obras do Wood Frame

Construção Rápida

 Esse método é considerado rápido por se tratar de uma construção a seco e leve, já que parte do seu processo é industrializado, necessitando de equipamentos de menor porte. Tendo em vista que sua agilidade tende a ser 60% maior, comparado com a alvenaria tradicional, o tempo de construção pode ser até 3x menor.

Estrutura externa completa na etapa de construção de uma casa em Wood Frame
Estrutura externa em Wood Frame

Custos Reduzidos e Previsíveis

Você conhece alguém que já passou por transtorno com o orçamento durante a execução de uma obra? 

Uma vez que é um sistema industrializado, ele permite o controle completo dos gastos já na fase do projeto, contribuindo com o planejamento financeiro do cliente e evitando variações futuras no orçamento do empreendimento.

Pessoas realizando cáculos de engenharia em uma mesa
Organização dos custos do projeto

Alta Durabilidade e Resistência 

E o cupim? Fique tranquilo que todas as peças da casa recebem tratamento em autoclave, protegendo contra agentes biológicos, além de receberem uma membrana hidrófuga, aumentando a impermeabilidade. Com isso, a vida útil é a mesma de uma casa convencional (em outros países existem casas em Wood Frame com mais de 100 anos).

Casa branca de Woo Frame com jardim
Casa em Wood Frame

Segurança 

Como os materiais não são pesados e são muito resistentes, a estrutura dos projetos garante muita estabilidade da construção segurança para os moradores. Assim sendo, em casos de desastres naturais, como abalos sísmicos, o peso dos materiais ajuda em casos de colapso da estrutura, diminuindo o risco de morte em meio aos escombros.

Por outro lado, em casos de incêndio a camada externa de gesso protege as estruturas de madeira e bloqueia o encontro das chamas. Somado a isso, a placa de OSB é um material resistente ao fogo, portanto não propaga incêndios.

Por conseguinte, quando o fogo não consegue ser controlado, a madeira tem um comportamento bom em casos de incêndios. Por isoo, ao ser exposto às chamas, a região exterior é carbonizada, porém o interior permanece intacto, dessa maneira a edificação ainda preserva sua estrutura até que todas as pessoas consigam ser evacuadas.

Homem no telhado realizando medições em uma casa de Wood Frame
Vistoria da obra

Conforto Térmico e Acústico

As construções em Wood Frame permitem uma redução na conta de luz, já que sua estrutura garante isolamento térmico, mantendo a temperatura e diminuindo a necessidade do consumo de ar condicionado, sistemas de calefação e aquecedores. A saber, em situações de calor, a casa em Wood Frame será mais confortável do que em alvenaria, já que a madeira absorve cerca de 40 vezes menos calor do que os blocos de cerâmica. Já em situações de frio, a madeira ajudará devido ao seu ótimo isolamento térmico, mantendo o interior da casa quente. Isso graças à lã de vidro ou lã de rocha colocadas entre as placas de OSB, que também proporcionam um isolamento acústico.

Homem finalizando parede interna de Wod Frame
Preenchimento da parede de Wood Frame

Reformas e Ampliações

Quero modificar algumas partes na estrutura da minha casa, e agora? Saiba que em construções em Wood Frame isso não seria um problema devido à grande capacidade de mudança no projeto mesmo depois de pronto. Isso se dá, pois a estrutura é modular e de fácil manuseio, portanto alguma mudança no projeto será facilmente adaptada.

Canteiro de obra de uma casa em Wood Frame
Casa de dois andares de Wood Frame

Manutenção

A manutenção é simples, podendo levar menos de um dia para trocar o rompimento de um cano embutido na parede e ainda não gerar muita sujeira no local. No entanto, realizar manutenções periódicas é importante para que a construção se mantenha intacta por um período maior de tempo.

Homem fazendo a montagem da estrura interna de uma casa de Wood Frame
Encaixe de peças de Wood Frame

Maior Liberdade Arquitetônica

A estrutura em madeira permite uma maior liberdade estética em relação a tijolos, graças à flexibilidade do sistema construtivo, concedendo uma maior versatilidade para o projeto arquitetônico. Além disso, permite o uso de vários modelos de revestimento, como na alvenaria convencional.

Estrutura do telhado de uma casa de Wood Frame
Arquitetura interna de uma obra

Fundações mais simples

A fundação mais comum é a radier. Nela, o uso de concreto é necessário para a implementação de uma laje por toda a superfície da construção. Vale ressaltar que esse é um dos únicos momentos que se faz uso desse material. Consequentemente, o benefício do emprego desta fundação é a velocidade de execução e o baixo custo. 

Etapa de conclusão de fundação de uma casa em Wood Frame
Fundação da construção em Wood Frame

Então, quais as diferenças entre Wood Frame e Steel Frame? Qual escolher?

A diferença entre steel frame e wood frame consiste em que o primeiro faz uso de perfis metálicos em seu esqueleto e o segundo perfis de madeira. Dessa forma, ambos os perfis são leves e extremamente flexíveis, permitindo qualquer tipo de acabamento interior ou exterior. Sendo assim, os dois são boa escolha. 

Mesmo com essas vantagens, por que vejo poucas obras em Wood Frame no Brasil?

Além de ser muito jovem a introdução dessa tecnologia no Brasil, existe uma forte barreira cultural em relação ao uso, praticamente, exclusivo da madeira em uma construção civil.

A tradição da construção em alvenaria, no Brasil, acarreta na percepção da madeira como material secundário, freando assim o desenvolvimento do Wood Frame. Outro fator que reprime a utilização desse sistema construtivo é a direta associação ao desmatamento das árvores nativas. Entretanto, a matéria-prima é proveniente de árvores reflorestadas e de crescimento rápido, sendo elas pinus e eucalipto.

Também temos que levar em conta que a introdução dessa tecnologia ao mercado nacional é muito recente, tendo como marco a criação (2009) da Comissão Casa Inteligente, em Curitiba, Paraná, dentro da FIEP – Federação de Indústrias do Estado do Paraná. Essa fundação teve como objetivo popularizar o método Wood Frame, buscar apoio político e sugerir outros meios de aplicação da tecnologia.

E para sua curiosidade, o primeiro prédio em Wood Frame do Brasil foi construído em 2016, na cidade de Araucária, Paraná. 

Confira as etapas de construção de uma casa em Wood Frame (Timelapse), através desse vídeo.

E aí? Gostou do nosso texto? Então, compartilha com aquele amigo que pode se interessar em saber sobre essa tecnologia e acompanhe os nossos outros posts.