O Que é Steel Frame?

Você já ouviu falar do sistema construtivo Steel Frame? Sabe a diferença entre esse método e a alvenaria convencional? Conhece as vantagens de optar por esse modo de construção? Muita calma nessa hora, nós não vamos te deixar para trás, a Alcance Engenharia Jr. preparou um texto bem explicativo sobre o assunto para você conhecer uma opção mais eficiente de construção.

            O Steel Frame ou Light Steel Frame é um sistema construtivo que dispensa o uso de tijolos, cimento ou concreto, por isso também é conhecido como construção seca. Constitui-se de um método de alta eficiência utilizado há séculos em países como os Estados Unidos, e que vem chegando aos poucos ao Brasil.

 

O SISTEMA

            Esse sistema construtivo utiliza produtos padronizados de tecnologia avançada que permitem uma obra rápida e limpa. Fazendo um comparativo com a construção tradicional, as estruturas de concreto com fechamento em tijolo são inteiramente substituídas por uma estrutura de aço galvanizado leve revestida com placas (OSB, cimentícia, drywall) prontas para receber pintura ou revestimentos. Por ser um processo com nível de industrialização superior a construção em alvenaria, o Steel Frame é o sistema construtivo naturalmente escolhido em vários países do mundo.

            O sistema também é conhecido por construção a seco, pois não precisa de água nas construções, o que também evita longos períodos de espera da “secagem” de algumas etapas da obra.

 

INOVAÇÕES E VANTAGENS

  • Sustentabilidade

            Muito se fala em sustentabilidade nos últimos anos, e o Light Steel Frame é considerado um método sustentável, pois tem um baixíssimo índice de desperdício e descarte de materiais agressivos ao meio ambiente (pouco lixo gerado durante a execução), além de ter grande parte da matéria-prima proveniente de materiais reciclados, gerando uma obra limpa.

  • Construção Rápida

            As obras em Steel Frame costumam ficar prontas em 1/3 do tempo comparado a obras em alvenaria, o que traz diversas vantagens, como por exemplo, a possibilidade de se mudar de uma casa alugada em menos tempo e economizar alguns meses de aluguel.

 

Essa rapidez se deve ao fato das construções em Steel Frame apresentarem facilidade de montagem e manuseio, já que são utilizados perfis de aço galvanizado na estrutura e placas (OSB, cimentícia, drywall) para o fechamento, que são materiais de fácil instalação. A construção também apresenta menos etapas de execução.

  • Precisão no Orçamento

            Em obras de alvenaria é muito comum os valores aumentarem ao longo da construção, isso porque o cálculo do material não é feito corretamente. No Steel Frame as peças são industrializadas, o que torna mais simples especificar valores e manter o orçamento.

 

 

  • Alta Durabilidade e Resistência

            Os materiais utilizados são industrializados, produzidos com matéria-prima de qualidade o que garante às construções uma longa vida útil, existem casas construídas utilizando esse método  com mais de 200 anos.

 

  • Maior Liberdade Arquitetônica

            As construções em Steel Frame possibilitam, por questões estruturais, uma maior flexibilidade arquitetônica, adequando-se a diversos projetos, o que viabiliza “desenhos” que não seriam possíveis utilizando tijolos. Além de permitir diversos tipos de acabamentos.

 

  • Isolamento Térmico e Acústico

Algumas das qualidades mais importantes de uma casa são o seu isolamento térmico e acústico, pois conferem conforto aos moradores. Para garantir este conforto, as construções em Steel Frame utilizam “recheios” de lã de rocha, vidro ou PET, que conferem um excelente isolamento térmico e acústico além de apresentarem um desempenho maior do que a alvenaria. Assim gerando economia para equilibrar a temperatura do ambiente com aparelhos de ar condicionado ou aquecedores.

 

  • Manutenção

A manutenção é um dos grandes diferenciais das construções em Steel Frame, pois devido ao modelo de construção, são evitados transtornos, bagunça e custos gerados com a troca de tubulações, instalações elétricas e hidráulicas. Como a estrutura é modular e de fácil manuseio, a única coisa necessária para fazer a manutenção é retirar a placa, realizar a correção e depois voltá-la para o lugar. Essas características também contribuem para um baixo custo nas manutenções.

 

 

 

  • Fundações mais simples e redução de custos

Os perfis de aço galvanizado utilizados na estrutura da edificação são leves e não geram grandes esforços de carga na estrutura, permitindo fundações mais simples, que consequentemente exigem menos material e assim contribuem para a redução de custos.

 

  • Segurança

            Em questões de incêndio, a estrutura de aço galvanizado não contribui para a propagação do fogo. Os fechamentos e “recheios” das paredes são resistentes ao fogo atendem às normas estabelecidas pela ABNT.

 

         Já em questões estruturais, a resistência da estrutura é assegurada pelo metal, que garante estabilidade e um bom desempenho estrutural do conjunto. Esse modelo construtivo é utilizado em muitos países que sofrem com abalos sísmicos, justamente por sua resistência.

 

 

Agora você conhece um dos melhores métodos construtivos da atualidade. Esperamos que tenha sido útil. E já que você está por aqui, que tal dar uma olhada nos nossos outros posts?

× Como posso te ajudar?