dois containers

Projetos Complementares para obras em Container

Introdução

Recentemente, a utilização de containers na construção civil tem ganhado um grande incentivo, por ser uma alternativa sustentável e barata, e, assim como uma construção convencional, necessita de projetos complementares, como o hidrossanitário e o elétrico.

O Container

Um contêiner tem vida útil de 100 anos, mas só pode ser utilizado para o transporte marítimo por apenas 8 anos.  Logo, muitos deles acabam sendo descartados faltando cerca de 92 anos para atingir seu tempo máximo de aproveitamento, o que gera uma imensa quantidade de descartes acumulados em portos do mundo todo e que poderiam ter um destino muito mais proveitoso.

Entre as vantagens do uso das caixas de aço na construção civil, pode-se citar:

  • Redução do uso de materiais;
  • Menor custo da obra;
  • Durabilidade da estrutura;
  • Facilidade e rapidez de execução;
  • Facilidade de realocação da obra;
  • Inúmeras possibilidades de montagem;
  • Facilidade de transporte das caixas de aço;
  • Menor uso de mão de obra.

O uso dos módulos navais também permite a instalação de sistemas de captação de água da chuva e telhados verdes.

Cuidados

Quando um contêiner é utilizado para a construção de uma casa ou comércio, ele passa por uma série de processos de modificação que incluem desde a troca do piso, até a retirada de substâncias tóxicas. Muitos deles já possuem um sistema de isolamento térmico pré-existente, o que por si só já permite o conforto de seu interior.

Também deve-se salientar que a execução de aberturas, como portas e janelas, deve contar com mão-de-obra especializada, pois podem causar perdas de resistência, tendo seu reforço garantido com o uso de algumas técnicas, como o steel frame.

Saiba mais sobre steel frame e wood frame aqui!

Os containers possuem inúmeras especificações que devem ser consideradas em um projeto, como o isolamento térmico, as dimensões e o frame, que corresponde à sua parte estrutural.

Uma preocupação existente no pensamento de muitas pessoas que cogitam o uso dos módulos navais na obra está na possibilidade de se levar um choque, devido ao fato de toda a estrutura ser de aço. Entretanto, essa preocupação é infundada uma vez que, pelo conceito da Gaiola de Faraday, a caixa de aço possui em seu interior um campo elétrico nulo, assim como ocorre nos aviões e nos carros. Além disso, ele não é inflamável, pois é constituído de aço de alta resistência e conta com poliuretano anti-chamas em seu interior.

Ademais, os contêineres são seguros, com a estrutura fixa ao solo através de uma fundação, além de possuir painéis de aço resistentes, que só podem ser abertos utilizando um maçarico.

Regulamentação

A regulamentação de uma obra com container se dá junto com a prefeitura, da mesma forma que ocorre com as construções de alvenaria, contando inclusive com as mesmas taxas.

Fundação

Na maioria das vezes, utiliza-se sapatas nas extremidades da caixa de aço, não necessitando assim de estruturas mais complexas. Também não é necessária a realização de grandes movimentos de terra, o que preserva a conformação natural do solo, que, somado à grande área permeável que o módulo naval proporciona (equivalente a até 90% da área total), torna o uso desse material uma solução altamente sustentável.

A fundação também é uma das responsáveis pela diminuição no uso de materiais, já que há uma menor quantidade de vigas baldrames, sapatas e colunas quando comparada com as estruturas convencionais.

Projeto Hidrossanitário

Para o hidrossanitário, deve-se estabelecer alguns pontos de furo nos painéis, para a passagem das tubulações de água e de esgoto, além da instalação das caixas sifonadas. Tais marcações devem ser precisas, uma vez que o processo de corte, muitas vezes feito na própria loja, entrega o container já com todas as aberturas previstas.

Outro ponto importante é saber se a passagem das tubulações ocorrerá externa ou internamente, porque muitas vezes não existem paredes de alvenaria ou dry-wall para a passagem desses tubos, sendo assim, importante ponderar qual a melhor solução para cada caso.

Ademais, vale ressaltar que não se pode colocar grandes pesos sobre o painel superior do container, devido à possibilidade de causar deformações. Dessa forma, a caixa d’água não pode ficar em contato direto com a estrutura, sendo necessária a avaliação de algumas alternativas, como a construção de uma coluna de sustentação, o uso de viguetas conectadas ao frame, o reforço do próprio frame ou a utilização de um contêiner menor, somente para a alocação da caixa d’água.

Projeto Elétrico

O projeto elétrico para uma casa ou comércio com container pouco difere de um projeto para alvenaria. Entre as poucas divergências, pode-se citar o fato de que a fiação está disposta de forma externa aos painéis, o que possibilita o uso da eletrocalha. A instalação de lâmpadas e tomadas também se dá normalmente.

× Como posso te ajudar?