A arquitetura e a engenharia sempre estão lançando novidades e se adaptando às novas tecnologias. Sustentabilidade, conforto e inovação são fatores que guiam as novas tendências, o que abre espaço para o uso de peças como o Contêiner navais na construção civil. Essa técnica tem ganhado adeptos no Brasil e no mundo e vem trazendo novos conceitos para a área.
O que é contêiner?
Inicialmente, os containers são módulos de aço ou outros materiais como alumínio e fibra, usados para transportar cargas por navios ou trens. Sua vida útil é de 100 anos, mas para transporte marítimo, apenas cerca de 8 anos. Assim, muitos são descartados com 92 anos restantes, acumulando em portos ao redor do mundo, apesar de seu potencial de reutilização.
Antes de serem usados na construção civil, os containers passam por tratamentos como funilaria, serralheria, pintura, limpeza e desintoxicação biológica, química e radioativa
Breve histórico
O uso dos módulos navais na construção civil remonta aos anos 1990, quando, na Inglaterra, um grupo de arquitetos resolveu buscar um novo destino para os containers que estavam parados nos portos. Desde então, a sua utilização vem crescendo exponencialmente, sendo estimulado pela preocupação ambiental e pelo seu design arrojado.
Vantagens do contêiner
Essa técnica oferece várias vantagens para a construção civil:
- Limpeza da obra ao usar contêineres com Drywall.
- Menor uso de recursos naturais, como água e cimento.
- Rapidez na execução, podendo ser concluída em 60 a 90 dias.
- Flexibilidade para montagem, transporte e desmontagem.
- Durabilidade devido à resistência dos containers.
- Menor custo por dispensar alvenarias e estruturas complexas.
- Terraplenagem e fundação geralmente não são necessárias.
- Permeabilidade do solo preservada pelos contêineres.
- Redução significativa dos impactos ambientais na obra.
Cuidados
Conhecer o container é crucial antes da construção. Terreno espaçoso para movimentação das caixas de aço. Projeto arquitetônico eficiente, com iluminação e ventilação adequadas. Conforto térmico é desafiador devido ao aço condutor. Mão de obra especializada é necessária para obra específica. Legislação aplica as mesmas regras das obras com alvenaria e do projeto elétrico e do projeto hidrossanitário;
Alguns exemplos de contêineres na construção civil:

