Telhado Verde

O telhado ou cobertura verde é um sistema artificial que transforma cobertura de edifícios em áreas de vegetação. Essa tecnologia traz grandes benefícios para o meio ambiente, além de uma melhoria na aparência do edifício.

Entre as vantagens estão o isolamento termoacústico da edificação, responsável pela diminuição da passagem de ruídos do ambiente externo para o interno, além de proporcionar maior estabilidade da temperatura no interior da construção. Também pode-se citar a sua contribuição para a redução do aquecimento global, com base na retenção de CO2 realizada pela vegetação. Além disso, essa tecnologia contribui para a diminuição das inundações nos grandes centros urbanos, desempenhando o papel de área permeável e, assim, contribuindo para o escoamento da água.

Por fim, além dos benefícios à natureza e ao ser humano esses jardins suspensos trazem beleza aos centros urbanos, que em sua maioria apresentam poucas áreas verdes.

Quanto à execução, começa-se com a construção de uma laje de concreto ou madeira para, em seguida, tornar-se viável sua impermeabilização através da aplicação de uma lona ou manta asfáltica. Então, estende-se uma manta geotêxtil, capaz de filtrar a água e impedir a passagem de partículas de areia e terra ou até de raízes pela tubulação de queda da água da chuva. Sobre essa manta, faz-se uma camada de argila expandida uniforme, com cerca de 7 cm de espessura, caracterizando um substrato leve que vai manter arejado o fundo da cobertura, impedindo o apodrecimento das raízes e facilitando o escoamento da água da chuva. Seguem-se, então, mais uma camada de manta geotêxtil, uma camada de terra (no mínimo 10 cm) e o posicionamento das leivas de grama ou espécies de cultivo, para, no fim, ser feita a instalação de rufos metálicos ou de fibra, evitando infiltrações.

Quer aliar sustentabilidade à economia em seu projeto? Faça um orçamento com o nosso pacote sustentável!

×

Powered by WhatsApp Chat

× Como posso te ajudar?