Homem segurando casa de madeira e molho de chaves.

Utilize a quarentena para planejar a construção da sua casa própria

Durante o início do ano de 2020, nos deparamos com a epidemia do Coronavírus (Covid-19) e com a necessidade da implantação do distanciamento social, e, visto que nunca passamos por tal acontecimento, muitos não sabem como agir ou como utilizar-se do tempo de forma produtiva. Logo, a quarentena pode ser um ótimo momento para que você comece a estudar online ou pense sobre novas possibilidades de atingir seus sonhos e metas de pequeno, médio e longo prazo. E aqui vamos te ajudar para que você utilize a quarentena para planejar a sua casa própria.

Já pensou em construir a sua residência, ao invés de comprá-la pronta? Nos dias de hoje, obras prontas são de cunho comercial, podendo não se adequar às necessidades individuais dos moradores, exigências estas que antes não eram percebidas, mas que se revelaram com o isolamento social, e que trariam até mesmo mais praticidade no convívio familiar e, consequentemente, mais prazer em viver em seus respectivos lares. Para isso, o planejamento pode começar desde já e, neste blog, te mostraremos como.

Use o tempo ao seu favor!

Durante o isolamento, você pode adiar o seu sonho da casa própria ou antecipar o planejamento necessário para a conclusão dele, para que ele fique cada vez mais próximo. Tal antecipação fará com que os trabalhos e pesquisas sejam feitos de forma mais aprofundada para melhorar o resultado final da obra. Para isso, o planejamento do tempo é de suma importância, visto que, durante a pandemia, as rotinas foram afetadas devido ao isolamento social, portanto, o uso de apps de notas e tarefas podem ser grandes aliados neste momento. Podemos citar o app Google Keep, onde você pode registrar pensamentos, tarefas ou ideias, podendo inclusive anexar fotos e lembretes. Para baixar, acesse:

Android

iOS

Ilustração de uma mulher em um relógio planejando tempo e tarefas

Assim, durante esse tempo pode-se estudar as opções de forma mais detalhada, sem pressa ou pressão, e fazer uma pesquisa sobre o orçamento da construção, desse modo, as pesquisas em relação à localidade, aos materiais da obra, aos documentos, aos profissionais necessários e outros será mais aprofundada e completa, colaborando para uma melhor qualidade de vida na sua futura casa e preparando-se financeiramente para a execução dela. 

Para tal, você pode fazer uma planilha com seus atuais gastos e outra com o orçamento máximo previsto, a fim de que você consiga estipular quanto e por quanto tempo você deve investir o seu dinheiro até o início da obra. Você  ainda pode fazer uso de um app para gestão das finanças pessoais, deste modo, você terá um maior controle dos seus gastos diários para que não atrapalhem o andamento da realização do seu sonho. Podemos citar o app Organizze, onde podem ser criadas diversas categorias de gastos e investimentos, gerando gráficos de fácil entendimento e também metas financeiras. Para fazer o download, acesse:

Android

iOS

Descubra o que você precisa para construir

Documentação

Primeiramente, para que se possa começar a pensar na construção de uma casa é muito importante ter em mãos a documentação do terreno. Cada município possui uma documentação específica, mas alguns recorrentes são Guia amarela, registro de imóvel, projeto de ruas e o alvará de construção para a fase pós projetos. Caso a construção seja iniciada de forma irregular, os responsáveis poderão ser multados, além de poderem sofrer consequências legais. Por isso é muito importante entrar em contato com a Prefeitura da sua cidade para se informar sobre o que é necessário para iniciar a construção.

Projetos

Para realizar uma nova construção em um terreno se faz necessário um Projeto Topográfico do local. A partir de uma análise técnica é possível dimensionar todo terreno e suas irregularidades e assim fazer uma carta topográfica contendo todas as informações do lote. Com base nessa carta, o projetista adéqua as ideias do cliente às imperfeições do solo. Além do projeto topográfico auxiliar na construção em si, ele é obrigatório para a legalidade da obra em algumas cidades. Para que você não tenha problemas consulte a prefeitura de sua cidade para mais informações.

Depois da análise do local, é feito um Projeto Arquitetônico e também um Projeto Estrutural  da edificação. Este que é indispensável para a construção pois é ele que define as dimensões e as posições dos elementos que sustentarão a casa, evitando imprevistos e garantindo segurança à obra. Essa segurança se faz presente no momento da construção e também no futuro, garantindo uma maior vida útil do imóvel. Dessa forma, com um projeto feito corretamente há uma economia a curto e a longo prazo. A curto, o cliente não terá a necessidade de comprar materiais extras durante a obra, e no futuro a economia se vê presente na conservação da casa, que não precisará de reformas ou grandes manutenções tão cedo.

Com base no projeto arquitetônico, é feito um Projeto Elétrico. A partir dele é feito o dimensionamento dos pontos de tomadas, que garantem maior comodidade para o cliente, além de ser fundamental para a segurança do local. Uma rede elétrica mal estruturada pode acarretar na danificação de aparelhos eletrônicos ligados à rede gerando um curto circuito no sistema e até mesmo possíveis incêndios.

Levando em conta o bem do meio ambiente certifique-se de que seja feito um Projeto Hidrossanitário correto, pois dessa forma o descarte do esgoto será feito de forma adequada. Um bom planejamento das tubulações de uma casa também pode significar uma economia ao fim da obra, uma vez que evita o desperdício de materiais. Mais uma vantagem na realização desse projeto é que o sistema de Captação de Água da Chuva pode ser facilmente implantado, o que causa uma diminuição do gasto de água e consequentemente uma economia financeira causada pela diminuição mensal na conta.

Você pode, também, adquirir uma planta 3D de toda sua casa, porque, além de proporcionar uma melhor visualização do projeto, essa ferramenta garante grande economia, pois ela integra o projeto arquitetônico com a rede elétrica e as tubulações. Isso convém para que tudo funcione de forma harmoniosa e evitando imprevistos durante a construção, utilizando para isso a tecnologia BIM. 

Mais informações sobre a construção de sua casa você encontra em: Como construir sua casa. 

Tenha um auxílio de confiança

Depois de entender do que é necessário para a obra, é preciso buscar os profissionais que irão te ajudar na realização das tarefas. Para esse contato a quarentena pode parecer um obstáculo, porém, com as atuais tecnologias e meios remotos de comunicação, o cliente não é prejudicado e ainda sim o bem-estar dos clientes e dos funcionários é zelado, além de ser um ótimo momento para contatar as empresas, visto que as demandas diminuíram.

Assim, para tais contatos e reuniões, podem ser utilizados programas como Skype, Zoom Meetings, Google Hangouts, Google Meet, Microsoft Teams e até mesmo o WhatsApp. Deste modo, o contato com a empresa pode se manter ativo, a fim de sanar suas dúvidas, resolver seus problemas e auxiliá-lo sempre que necessário.

Portanto, a busca por pessoas capacitadas é de suma importância para o bom andamento dos projetos e da futura obra, por esse motivo, contratar profissionais de uma empresa de confiança e que se mostram disponíveis para o cliente é fundamental para a qualidade e a eficiência do processo.

Grupo de pessoas utilizando uma máscara

Estude os custos

É muito importante que você estude todos os custos de uma obra antes de iniciá-la, para que não hajam surpresas. Para começar, faça um orçamento para descobrir o valor dos projetos que você você vai precisar. Depois comece o orçamento de outras fases da construção como mão de obra, o aluguel de equipamentos, as ferramentas ou equipamentos que podem ser necessários, entre outros. São diversos gastos, por esse motivo, ter a ajuda de um profissional neste momento contribui muito para as futuras economias, evitando surpresas ao decorrer do processo.

O custo de uma obra pode, também, variar muito de acordo com os materiais utilizados, tanto devido ao seu atual custo, como também pelo mau uso dele, seja por falta de cuidado no manuseio, resultando na perda de quantidade, seja por quantidade comprada em excesso. Portanto, a pesquisa sobre a qualidade, a quantidade e os profissionais que farão o manuseio desses materiais é de suma importância e impacta diretamente o orçamento. Por esse motivo, ao contratar um projeto Elétrico, Hidrossanitário ou Estrutural na Alcance, nós conseguimos estimar a quantidade exata que será necessária na construção, evitando desperdício de material. Se você quer saber mais sobre orçamento de obra veja aqui.

Para você que preza pelo preço dos seus projetos, mas que não quer deixar de lado a qualidade técnica do serviço prestado, uma Empresa Júnior é ideal para se contratar. Se você procura uma empresa que esteja a sua disposição para melhor atendê-lo, respeitando sempre as medidas de isolamento e prevenção contra o Covid-19, a Alcance é a empresa certa. Aqui você conta com profissionais preparados e comprometidos com a satisfação do cliente por um preço competitivo.

Para saber mais, faça já um orçamento para os seus projetos complementares!

× Como posso te ajudar?