homem mostrando 5 dedos

5 motivos para contratar uma empresa júnior

Saiba o que faz o nosso serviço ser único

Em comemoração à Semana Nacional da Empresa Júnior a Alcance, a COEM (EJ de Engenharia Mecânica) e a Ecomp (EJ de Informática), resolveram criar essa lista indicando os cinco principais motivos pelos quais as EJs se destacam no mercado, e por que você deveria pensar em contratar uma.

Mas afinal de contas, o que é uma EJ?

Uma Empresa Júnior é uma associação civil de apoio à educação formada por estudantes dos cursos de graduação. Para a realização dos projetos, esses estudantes possuem a orientação de professores da Universidade, o que garante a qualidade do serviço ofertado. 

Quanto ao funcionamento da empresa, todas as EJs trabalham com a autogestão, ou seja, são seus membros que a administram. Assim, responsabilizam-se por cada uma das seguintes áreas: gestão de pessoas, financeiro, comercial, projetos e presidência. 

Todas as atividades realizadas dentro de uma Empresa Júnior possuem exercício legal perante a sociedade. Em 2016 foi publicada a lei n° 13.267 que regulamenta o funcionamento de todas essas empresas.

Apesar das diversas particularidades, as EJs se assemelham muito a uma Empresa convencional. Ambas possuem CNPJ, podem ser contratadas por qualquer agente da sociedade e geralmente possuem preços competitivos.

Por fim, todos os membros envolvidos são voluntários, ou seja, ninguém recebe salário pelas atividades desenvolvidas. Além disso, o dinheiro obtido pela realização dos projetos é sempre reinvestido na empresa e nos membros de forma indireta, por meio de cursos de capacitação e subsídio para a participação em eventos, por exemplo.

1. Impacto Positivo e Propósito.

As empresas juniores estão inseridas dentro do contexto do Movimento Empresa Júnior, tendo como principal missão “Formar por meio da vivência empresarial, empreendedores comprometidos e capazes de transformar o Brasil”. Seu propósito de construir um país mais empreendedor é o que guia todas as atividades desempenhadas dentro dessas organizações, gerando microrrevoluções diárias em seu cenário local e nacional. 

O compromisso por um impacto positivo na sociedade não se limita apenas a essas realidades, contribuindo mundialmente quando se leva em consideração o incentivo ao trabalho consciente em relação aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU. 

Dentro do MEJ é estabelecida uma meta, para cada Empresa Júnior, de realização de Projetos de Impacto. Esses projetos só podem ser classificados dessa forma quando atingem pelo menos um dos 17 objetivos mencionados. Assim, assegura-se o real poder de transformação que aquela solução pode gerar, trazendo benefícios para um contexto bem mais amplo do que aquele em que o cliente está inserido.

"Formar por meio da vivência empresarial, empreendedores comprometidos e capazes de transformar o Brasil"

2. Foco no Cliente.

Visando gerar um impacto positivo no meio, é imprescindível que a experiência do cliente seja levada em conta. Por isso, as EJs trabalham continuamente para tornar a jornada de seus consumidores cada vez melhor, através de um tratamento atencioso e diferenciado durante todo o projeto. 

A adoção de metodologias ágeis, como o Scrum, proporciona entregas contínuas e rápidas, além de constantes reuniões de apresentação com foco na satisfação com o andamento do projeto. Essas metodologias permitem não apenas que o tempo para se executar um projeto diminua, mas que a equipe possa se capacitar e entregar resultados de qualidade que superem as expectativas do cliente.

Além disso, como o foco das EJs não é lucrar, existe a preocupação a todo momento em se agregar valor e fazer com que tanto cliente quanto membro possam viver experiências incríveis.

Aperto de mãos

3. Atendimento Personalizado.

Nem todo mundo tem as mesmas necessidades, e pode ser que o problema que você tenha não possa ser resolvido com um produto que já exista. Pensando nisso, as EJs se propõem a oferecer o que você precisa.

Criar soluções inovadoras é o que move uma empresa júnior. Independentemente da área de atuação, há uma EJ capaz de atender a seus pedidos. Precisa explicar detalhadamente sua ideia? O que você precisa não se encaixa na carta de serviços? Não sabe nem por onde começar? É só marcar uma reunião com algum membro do comercial que uma EJ vai te atender.

pessoas conversando em uma mesa

4. Investimento em Educação Empreendedora. 

Proporcionando aos seus membros uma vivência empresarial completa, a empresa júnior torna-se uma importante incentivadora dentro das universidades, fomentando o empreendedorismo e despertando nos seus membros a vontade de empreender.

Como mencionado anteriormente, o trabalho na empresa júnior não é remunerado, portanto todo o dinheiro faturado com os projetos é investido na própria EJ, na Universidade ou, majoritariamente, na capacitação de seus membros. Desse modo, todo o dinheiro investido em uma Empresa Júnior é diretamente um investimento na educação empreendedora.

Só em 2019 o faturamento do MEJ no Brasil foi de 44.8 milhões de reais. Segundo o portal Brasil Júnior, desde 2010 o MEJ impactou a economia brasileira em mais de 70 milhões de reais, sendo o valor reinvestido integralmente para a educação empreendedora dos estudantes.

Gráfico mostrando diversas informações

Resultados da Rede (fonte – Portal BJ)

5. Membros Alinhados e em Sintonia com o Mercado de Trabalho.

Unidos pelo mesmo propósito de transformar o Brasil, as empresas juniores se empenham juntas buscando formas de se desenvolverem cada vez mais e de se atualizarem com o mercado e suas necessidades. 

Com vários eventos ao decorrer do ano, as empresas compartilham suas experiências de sucesso e recebem conteúdos relevantes sobre o mercado atual e como atuar nele. 

Com o foco no cliente, buscam sempre estar o mais alinhadas possível com o mercado para que soluções sempre inovadoras e de qualidade satisfaçam não só a vontade, mas a necessidade do cliente.

Duas pessoas analisando um gráfico.

Este texto foi escrito em parceria com outras duas Empresas Júniores da UFPR, a Ecomp e a Coem, conheça um pouco mais os seus serviços.

A Ecomp é a Empresa Júnior de Informática da Universidade Federal do Paraná e contempla os cursos de Ciência da Computação, Informática Biomédica e Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas.

Muito além de desenvolvermos sites e aplicações web, nós formamos empreendedores que, junto com você, encontrarão a solução mais eficiente para sua ideia se destacar no mundo digital.

Logo EJ Ecomp

A CoemJr – Empresa Júnior de Consultoria em Engenharia Mecânica da Universidade Federal do Paraná (UFPR) – trabalha com projetos que abrangem todo o espectro da Engenharia Mecânica, indo desde a confecção de layouts até a criação de novas máquinas e mecanismos.

Logo EJ coem jr

Está precisando de algum serviço? Entre em contato conosco, temos certeza que alguma Empresa Júnior tem a solução perfeita para você! 

× Como posso te ajudar?