Engenheiros usando drones

Drones na Engenharia Civil

Os VANT’s (veículo aéreo não tripulado), ou drones, mesmo que muito recentes, são uma tecnologia que se torna cada vez mais popularizada no meio da construção civil. Eles se caracterizam como pequenas aeronaves controladas por um controle remoto, ao invés de pilotos. Assim como a internet, os drones surgiram no meio militar. Um exemplo são os alemães, que durante a Segunda Guerra Mundial, utilizavam foguetes não tripulados para carregar bombas em longas distâncias. Desde então, os drones foram se desenvolvendo até o que conhecemos hoje em dia.

Importância

Cada vez mais comuns, os drones estão alterando a realidade dentro dos canteiros de obras. Sua importância está no diferencial que eles proporcionam a quem os usa. Esses aparelhos são capazes de capturar imagens de lugares pouco acessíveis para os seres humanos.

Sua utilidade, porém, não para por aí! Eles garantem também conhecimento para quem os utiliza ou quem um dia terá acesso às imagens registradas.

Voltando essa importância somente para a construção civil, com os drones é possível evitar contratempos na obra e no projeto, facilitando a sua execução. 

Aplicabilidade

construction worker piloting drone at building site. video surveillance or industrial inspection
Profissional pilotando drone

O seu uso não está restrito apenas a uma atividade dentro da engenharia civil.  

Levantamento topográfico

Provavelmente, sua aplicação mais conhecida. Envolvendo não apenas drones, mas também equipamentos caros, o levantamento topográfico aéreo é mais eficaz que o convencional. Além de mais rápido, obtém-se uma quantidade muito maior e precisa de dados sobre o terreno e análises mais específicas sobre o projeto devido à alta qualidade das imagens fornecidas. Os VANT’s não substituem todas as técnicas e equipamentos manuais, entretanto auxiliam na economia de tempo e dinheiro durante o processo.

Captação de dados

O drone consegue captar mais do que um terreno ou construção já existente. Quando equipado com sensores especiais, ele consegue perceber dados invisíveis a olho nu, como áreas que emitem ondas infravermelhas. Isso possibilita identificar quais são as regiões mais quentes na obra, promovendo um planejamento de segurança muito mais eficaz quanto ao posicionamento de extintores, portas corta fogo e quais equipamentos evitar na execução naquele local.

Monitoramento de equipes

Assegurar a segurança dos profissionais na obra é essencial. Entretanto, nem sempre é possível garantir que estão sendo usados, de maneira correta, os equipamentos de segurança e que a obra está sendo efetuada conforme as regras para evitar acidentes. Sendo assim, o drone é uma ótima alternativa para realizar esse monitoramento com um baixo custo operacional. Além disso, os VANT’s permitem verificar se o cronograma está sendo cumprido pela equipe e se o canteiro de obras está nas condições exigidas de trabalho.

Inspeção em obras

Essa etapa, além de ser fundamental para qualquer construção, é extensa e trabalhosa. Entretanto, o drone vem para ocupar o lugar dos equipamentos de grande porte, como guindastes e equipamentos de segurança necessários para a inspeção. Além de serem uma solução mais rápida e segura para efetuar essa etapa, eles conseguem alcançar espaços de difícil acesso, evitando que profissionais passem por mais riscos. Sendo assim, é possível avaliar as estruturas da construção em tempo real e a distância.

Como é o equipamento?

Overhead view of students working on electrical equipment at table in classroom
Equipe montando drones

Esse equipamento tecnológico tem finalidades diferentes dependendo da área que atua. Formado por diversas partes que podem auxiliar na construção civil, os drones funcionam como uma plataforma que compõem uma solução. Para compreender melhor o equipamento, podemos dividi-lo em partes:

Acessório

Dispositivo que fica preso ao drone. Para solucionar problemas na engenharia civil, o acessório é uma câmera digital, ou uma GoPro que captura imagens. Ela pode conter também um sensor infravermelho, permitindo uma análise de dados muito mais crítica.

Software

Apresenta diversas funções que auxiliam os usuários a interpretar melhor as imagens capturadas. Além disso, é possível programar o voo do drone a partir do software acoplado no equipamento. Assim, não é necessário que alguém esteja controlando o aparelho a todo momento, pois ele possuirá uma rota pré-determinada, saindo da base e retornando sozinho após finalizar o voo.

Serviço

Mesmo que ele possa ser programado para realizar o voo sozinho, é sempre necessário que tenha alguém por trás prestando esse serviço. Um profissional especializado no manuseio desse equipamento é fundamental para que os objetivos do uso sejam alcançados.  

Atualmente, cada vez mais as empresas de engenharia e os engenheiros de mercado estão investindo em especializações para o uso de drones. De nada adianta ter as melhores tecnologias com acessórios de qualidade e softwares eficientes se não há quem realize o serviço corretamente.

Vantagens

construction worker piloting drone at building site. video surveillance or industrial inspection
Profissional realizando inspeção em obra com drone

Redução de custos

Por mais que o aparelho seja caro, o investimento financeiro é válido. Se utilizados para mapeamento de áreas, dispensam o uso de estações totais e, para monitoramento de obras, seu uso irá evitar que falhas futuras aconteçam. Além de conseguir analisar toda a região da construção por meio de imagens, também poderá garantir um controle da equipe de forma mais rápida e barata. 

O aumento de qualidade do projeto ou obra irá gerar maior valor financeiro para a venda do mesmo. Portanto, o gasto com a compra do drone será rapidamente convertido em lucro para o engenheiro que o utilizar. 

Segurança

Capazes de alcançar lugares que colocam em risco a vida humana, os drones possibilitam o acesso a locais perigosos em obras ou terrenos. Além de garantirem uma análise meticulosa da construção, tornam mais fácil a localização de erros e falhas. Isso diminui em muito as chances de, futuramente, a obra gerar algum risco às pessoas que farão seu uso.

Ademais, eles são muito utilizados em inspeções de obras. Isso garante que não será necessária a ação humana para inspecionar telhados ou outras áreas de risco. Alguns drones possuem até câmeras térmicas, permitindo saber se há regiões na construção que demandam certa tensão. Isso facilita a identificação de regiões que necessitam de reparos. 

Por fim, possibilitam também o monitoramento de funcionários em tempo real. Dessa forma, é possível saber se todos estão utilizando equipamento de segurança. 

Marketing

É importante lembrar que os drones possuem câmeras ligadas a eles. Assim, elas geram imagens de qualidade da construção, que podem ser utilizadas como material para a equipe de marketing. Isso aumenta as chances de atrair possíveis clientes e expande o mercado para quem faz o uso dessa tecnologia. 

Essas imagens conectam os clientes à obra sem eles nem precisaram sair de casa. Essa é uma outra jogada de marketing. Garantir a experiência do cliente de uma maneira rápida, segura e com qualidade é algo que os drones são capazes de promover.

Para conferir um exemplo clique aqui e acesse um vídeo feito por drones.

Facilidade

Permitem realizar inspeções na obra de forma simples e rápida. Devido à alta qualidade e tecnologia garantida pelos drones, as imagens geradas por eles proporcionam uma visão muito precisa da estrutura observada. Isso facilita as análises estruturais, já que essas imagens se assemelham muito a visão que uma pessoa teria se analisasse a construção bem de perto.

A dúvida que fica muitas vezes é sobre a facilidade de obter um drone e se especializar em seu uso. Isso é algo muito simples, existem variadas formas de adquirir esse aparelho no mercado, assim como há cursos para se especializar.

Projeto da Alcance

Projeto realizado pela Alcance

Como citado anteriormente, os drones podem ser utilizados em projetos de Levantamento Topográfico! A Alcance, em parceria com a Azimute, Empresa Júnior de Engenharia Cartográfica e de Agrimensura da UFPR, realizou um Levantamento Topográfico Planimétrico (sem curvas de nível) com a utilização de drones.

O terreno possui 10 mil metros quadrados e, se o projeto fosse realizado da maneira tradicional – com Estações Totais – levaria mais que um dia. Já que esse não foi o caso, o mapeamento do terreno foi feito em apenas uma tarde, sendo que o drone capturou imagens em menos de 15 minutos.

Com o uso dessa tecnologia e a participação dos parceiros e do orientador do projeto, foi possível entregar ao nosso cliente a melhor solução. 

Tem interesse de realizar um projeto de levantamento topográfico? Entre em contato com a Alcance e vamos conversar mais sobre isso!

× Como posso te ajudar?