terceirização construção

Terceirização de Serviços na Construção Civil

A terceirização acontece quando uma empresa contrata outra empresa para realizar determinados serviços. Dessa forma, os funcionários respondem à empresa contratada, enquanto realizam as atividades da empresa contratante.

Esse tipo de sistema de trabalho vem se tornando muito comum no Brasil, principalmente após 2017, quando foi aprovada uma lei que ampliou as atividades que poderiam ser terceirizadas. Na construção civil, pode-se terceirizar os serviços da obra, como também terceirizar projetos, ambos apresentando diversas vantagens para os responsáveis pela construção.

Terceirização de projetos

Quem já construiu sabe que o planejamento de uma construção é dividido em várias partes e, nesse sentido, sua empresa não precisa realizar todos os projetos (que envolvem o topográfico, estrutural, elétrico, hidrossanitário, entre outros). Assim, sua equipe pode se especializar na realização de alguns projetos, enquanto outros são terceirizados. Para saber mais sobre as etapas de uma obra, acesse este blog.

Terceirização de serviços

Na obra, pode-se terceirizar alguns processos específicos, que demandam pessoal qualificado para um tipo de trabalho mais complexo ou de curto prazo. Assim, torna-se vantajoso para os responsáveis pela construção delegar serviços a outras empresas.

Alguns exemplos de trabalhos da construção que podem ser terceirizados são: servente, pintor, pedreiro, entre outros.

Qualidade

Terceirizar os projetos pode impulsionar a qualidade da construção, mas para garantir isso é importante buscar uma empresa que já tenha experiência e conhecimento das tecnologias para desenvolver os projetos.

Além disso, quando sua empresa não precisa se preocupar em desenvolver cada projeto em específico, pode focar na gestão dos processos e qualidade final da construção.

Já na terceirização dos serviços da obra, a qualidade é garantida buscando uma empresa com boa reputação nos serviços prestados anteriormente.

Redução de custos

terceirização
Redução de custos na construção.

Como o contrato com a empresa possui um valor fixo, despesas eventuais com relação aos funcionários ou etapas são eliminadas utilizando a terceirização. Além disso, pode-se deixar incluso no contrato uma despesa para imprevistos. Sendo assim, o controle de gastos também se torna mais eficaz.

Outro custo que é eliminado são as despesas com os treinamentos dos funcionários, visto que isso é de responsabilidade da empresa contratada.

Prazos

prazo
Tempo para realização da obra.

Se o prazo para realizar a obra é curto, para evitar atrasos que afetem a reputação da empresa, é interessante terceirizar etapas. Ao terceirizar os projetos, pode-se solicitar em contrato a realização em um tempo mais curto. Mas, para não ter perda de qualidade, não esqueça de buscar uma empresa experiente. 

Já na terceirização dos serviços, o prazo pode ser reduzido pela não necessidade de buscar por profissionais capacitados ou realizar os treinamentos.

Produtividade

Ao repassar projetos ou serviços para outra empresa realizar, a construção torna-se claramente mais produtiva, visto que uma empresa que já possui equipamentos, funcionários e as técnicas corretas realiza as atividades de forma muito mais eficaz.

Tecnologia

terceirização
Tecnologias de construção.

Se sua empresa ainda não utiliza tecnologias como o BIM, que possibilita compatibilizar projetos e reduzir imprevistos, então busque terceirizar com empresas que tenham familiaridade com a metodologia.

Além disso, desde o início de 2021 está sendo implantado no Brasil a obrigatoriedade do BIM nas obras públicas, então é importante para sua empresa ter um parceiro que possa aplicar as novas tecnologias construtivas. Para acessar o decreto que estabeleceu o processo de obrigatoriedade do BIM, clique aqui.

Simplificação na busca de profissionais qualificados

A indústria da construção civil depende bastante dos profissionais que executam as obras. Uma obra precisa de pessoas capazes de realizar diversas atividades específicas e a busca por esses profissionais pode se tornar um inconveniente para os responsáveis pela construção. 

Dessa forma, contratar uma empresa que já possua as pessoas capacitadas para o serviço simplifica muito o processo construtivo.

Crescimento da empresa

Ao terceirizar, os custos da obra tornam-se mais fáceis de planejar, visto que os gastos com funcionários, projetos e etapas construtivas são fixos e previstos no contrato. Dessa forma, é possível prever o crescimento e planejamento futuro da empresa.

Além disso, quando não é necessário controlar cada serviço da obra, a empresa tem maiores possibilidades de planejar a expansão dos negócios.

Terceirizar ou contratar?

terceirização
Equipe de trabalho da construção.

Se você está pensando em contratar mais mão de obra para sua construção, avalie se não vale a pena buscar uma empresa terceirizada. Por exemplo, em situações em que o serviço a ser realizado não vai demandar muito tempo, é mais condizente contratar uma empresa do que precisar arcar com os custos dos funcionários por até mais tempo além da realização do trabalho em questão.

Quando terceirizar?

Sendo assim, pode-se resumir alguns momentos em que a terceirizar as etapas de obra pode trazer vantagens ao processo de construção:

  • Busca de mais economia e planejamento financeiro;
  • Quando os serviços têm um curto prazo para serem realizados;
  • Procura por novas tecnologias de construção;
  • A empresa não pretende planejar e executar um processo de contratação de funcionários e posterior treinamento;
  • Evitar atrasos.

Tem interesse em terceirizar projetos com a tecnologia BIM? Entre em contato conosco!

×

Powered by WhatsApp Chat

× Como posso te ajudar?