projetos-complementares

Projetos Complementares e o Arquitetônico

O que é e por quê?

O que é um Projeto Arquitetônico?

O Projeto Arquitetônico representa uma ilustração que detalha toda a construção de um imóvel. Ele possui detalhes como localização de estruturas específicas, dimensionamento de áreas e até composição interna em plantas baixas. Além disso, para a realização de um projeto bem sucedido é necessário um planejamento. O qual fica em função dos projetos complementares, dos Engenheiros e Arquitetos contratados e das necessidades dos clientes.

Por que fazer um Projeto Arquitetônico?

Projeto Arquitetônico possibilita uma visualização clara do projeto em si. O que facilita muito para o cliente ver se está de acordo com o que pediu, ou se quer alguma mudança. Com ele também é possível conferir detalhes e problemas que passariam despercebidos e deixar mais clara a divisão do orçamento como um todo.

projetos-complementares
Engenheiro, Arquiteto e Cliente Reunidos para Realização do Projeto

Etapas de um Projeto Arquitetônico

Anteprojeto

Em primeiro lugar, ocorre uma reunião com o cliente para alinhar suas necessidades ao projeto. Nela existem os estudos preliminares, que são o início da fase técnica dos projetos. Ela engloba: fluxograma, dimensionamentos, levantamento topográfico, etc. Depois, define-se como a estrutura irá se comportar e seu tipo de fundação. Em seguida, decidem-se os materiais que serão utilizados, o detalhamento das espessuras e a composição das camadas (piso, contrapiso, paredes). Tudo isso, para que ao final sejam montadas as plantas baixa, de cobertura, de localização e de situação. E, por consequência, sejam definidas a volumetria, estrutura, fachada e instalações gerais do projeto.

Projeto Legal

Logo depois, há o projeto legal, que possui os dados importantes do Projeto Arquitetônico. Por isso, a prefeitura de cada cidade o verifica para garantir o cumprimento de todas as normas. Consequentemente, essa etapa é a chave para iniciar a obra, pois possui diversas imagens de cortes transversais e longitudinais. Contudo, ela também apresenta tabelas, plantas baixas, plantas dos projetos hidrossanitário, elétrico e prevenção de incêndio, quando necessário. Além disso, vale lembrar que informações como taxa de ocupação, área construída, área permeável, coeficiente de aproveitamento são essenciais no processo de regularização.

Projeto Executivo

Por último, o projeto executivo aprimora o anteprojeto para deixá-lo detalhado e pronto para integração com os projetos complementares (elétrico, hidrossanitário, PSCIP, etc). Além disso, ele evidencia os orçamentos da mão de obra e dos materiais e mostra a necessidade de locação de maquinário e os cálculos realizados no projeto. Por fim, pela compatibilização, chega-se ao resultado final do projeto com todas as informações técnicas que darão condição para realizar a obra. E é por isso que é importante saber que quanto mais detalhes nessa etapa, mais fácil será o trabalho no canteiro.

projetos-complementares
Engenheiro Realizando os Projetos Complementares

O que são projetos complementares?

A princípio, projetos complementares são os projetos que dão sentido ao arquitetônico. Portanto, são eles que deixam a construção apta à moradia. E é por isso que com um bom planejamento e a contratação de profissionais adequados, entregamos um projeto sem problemas futuros e funcionando como o cliente pediu.

Vantagens dos projetos complementares

Tendo isso em vista, os projetos complementares garantem, além da estética do imóvel, condições totais de habitação, segurança, acesso, conforto, eficiência da edificação, racionalização dos custos e melhores prazos. Por isso, nós da Alcance Engenharia Jr, oferecemos aos nossos clientes os seguintes projetos, com exemplos já realizados, disponíveis em nosso portfólio:

Estrutural

No projeto estrutural fazemos o dimensionamento e os cálculos de cargas na estrutura de acordo com o vento, clima e localização da obra. Através dele garantimos que a obra tenha maior durabilidade e segurança.

Hidrossanitário

O projeto hidrossanitário engloba os projetos Hidráulico e Sanitário e prevê toda distribuição de água. Desde a água fria, água quente, esgoto até mesmo a captação de água da chuva e caixas de gordura. Portanto, é nesse projeto que escolhemos tubulações adequadas para cada situação, na qual visamos a fácil manutenção.

Elétrico

No projeto elétrico estudamos onde serão os pontos de energia, como interruptores e tomadas. E, calculamos também as espessuras dos condutores e suas trajetórias, sempre os representando com detalhes nos desenhos.

Lógica

Nesse projeto realizamos todo o cabeamento da rede de comunicações: internet, TV, telefone, alarmes. Além de economizar muito dinheiro na instalação, esse projeto possibilita maior duração da vida útil dos cabos e ainda faz com que a instalação de conexões futuras, que não foram instaladas, seja fácil e rápida.

Gás

 O gás é utilizado no aquecimento da água de chuveiros e pias, seja em cozinhas, banheiros ou lavabos. Nesse projeto fornecemos as informações dos ambientes que utilizarão o gás e também as tubulações necessárias, localização de chaves manuais, tipo escolhido, de acordo com as normas de cada cidade.

Climatização

No projeto de climatização dimensionamos e escolhemos aparelhos de refrigeração, buscando os equipamentos mais compatíveis com a realidade do ambiente e com a preferência do cliente.

Garantimos que ao realizar esses projetos, você evitará as dores de cabeça mais comuns durante sua obra.

Portanto, o que você está esperando para ter uma obra mais eficiente? Faça um orçamento gratuito clicando aqui.

A Alcance não trabalha com Projetos Arquitetônicos, mas temos ótimos parceiros para lhe indicar! Não deixe de entrar em contato conosco.

projetos-complementares
Cidade Planejada
× Como posso te ajudar?