Influência dos períodos de guerra na Engenharia Civil

As primeiras evidências de guerras datam por volta de 2525 a.C. na região da Suméria, atual sudeste do Iraque. Segundo historiadores, os conflitos se davam pela obtenção de matéria-prima para a prática da agricultura, questões territoriais e domínio político. A partir desse período começaram a se estruturar as cidades-estado e as construções de muros para sua proteção. Assim, observa-se o início da influência dos conflitos entre populações no desenvolvimento da Engenharia Civil.

As primeiras proteções

Assim como os muros das cidades-estado, estruturas semelhantes foram construídas nos mais diversos momentos da história, a fim de proteger os povos que habitavam no seu interior. Alguns exemplos são a Muralha da China (220 a.C.), a Muralha de Dubrovnik, na Croácia, (séc. XII – XVII) e o Muro de Berlim (1961). Elas influenciaram nos processos de delimitação de fronteira dos países, impactando na geografia e culturas dos locais até os dias de hoje.

Influência dos períodos de guerra da Engenharia Civil
Muralha da China

Outras formas de defesa foram desenvolvidas com o auxílio da Engenharia Civil, como pontes levadiças, o entorno dos castelos, fortificações militares e bunkers. Ainda, contando com a utilização de materiais e tecnologias cada vez mais eficientes, com custo-benefício e velocidade antes inimagináveis.

Influência dos períodos de guerra da Engenharia Civil
Exemplo de bunker para proteção

Influência nas construções urbanas

O avanço tecnológico dos meios ofensivos e defensivos nas guerras fez com que muitos métodos inicialmente utilizados para construções de guerra, fossem agora úteis na Engenharia Civil. Como após a Segunda Guerra Mundial, que mediante o cenário de destruição, se fez necessária a industrialização dos processos da Construção Civil, desencadeando o surgimento de estruturas de concreto pré-fabricado. Essas estruturas se encaixam dentro do grupo de uma das maiores tendências da Engenharia Civil atualmente: os Sistemas Construtivos Modulares, que tornam a construção de determinadas estruturas cada vez mais rápida e econômica.

Influência dos períodos de guerra na Engenharia Civil
Módulo sendo transportado por guindaste

Se você se interessou em saber como funcionam os Sistemas Construtivos Modulares, clique aqui para ser direcionado ao blog que fizemos abordando o tema!

Relação com a Guerra na Ucrânia

Sendo mais uma herança das guerras, com o intuito principal de proteger a população contra bombardeios, os porões passaram a fazer parte da arquitetura e engenharia das construções, como residências, prédios e hospitais. Essas instalações são comuns em países do Oriente Médio,  Europa e América do Norte.

No segundo dia da guerra entre Rússia e Ucrânia (26/02/2022), diversos canais noticiaram que os civis em Kiev, capital do país invadido, estariam se abrigando em porões devido às explosões e rajadas de tiros, comprovando a necessidade nessas ocasiões.

Influência dos períodos de guerra na Engenharia Civil
Familia ucraniana se abrigando em porão – Disponível em: https://g1.globo.com/jornal-hoje/noticia/2022/03/22/ucranianos-buscam-abrigos-em-poroes-e-subsolos-para-escapar-dos-terrores-da-guerra.ghtml. Acesso em: 22 de março de 2022.

Já o impacto econômico do confronto na Engenharia Civil em âmbito global, tem o aumento do preço das commodities como seu principal representante. Muitos produtos incluídos neste grupo, como o aço, fazem parte das matérias primas da indústria da construção civil. Assim, é criada uma demanda por novos fornecedores e tecnologias mais baratas e eficientes. Consequentemente, as inovações tendem a ganhar espaço no mercado.

Tecnologias de guerra empregadas na Engenharia

Como o Brasil não é um país onde ocorreram batalhas das grandes guerras, não é comum perceber influências diretas no modo como as construções são feitas. De fato, os produtos de guerra que mais contribuem para a Engenharia Civil foram fruto de grandes avanços em outras áreas. Os computadores, que começaram a ser desenvolvidos durante a segunda guerra mundial, facilitam e potencializam a construção civil em inúmeras situações: cálculos, representação gráfica dos mais diversos projetos, planejamento da obra, armazenamento de informações e mais uma infinidade de utilidades.

Outra criação de guerra: O GPS, em inglês Global Positioning System, conhecido por sua função no trânsito, mas também tem sua aplicação na Engenharia Civil. Uma das partes de um Projeto Topográfico é o Georreferenciamento, que se utiliza das coordenadas fornecidas por um GPS para localizar o terreno. Atualmente, o Georreferenciamento é obrigatório para incluir um imóvel no Cadastro Nacional de Imóveis Rurais. Portanto, ele é indispensável para a legalização de um imóvel rural.

Influência dos períodos de guerra na Engenharia Civil
Superfície com pontos demarcados por GPS.

A Alcance oferece todo o serviço de Projeto Topográfico, inclusive o Georreferenciamento, e você pode fazer um orçamento clicando aqui.

Possíveis inovações

Apesar de todas as consequências sociais devastadoras, alguns líderes ainda consideram a guerra como uma alternativa para obtenção de domínio e poder. Sendo assim, os países continuarão aprimorando seus métodos de guerra.

São alguns pontos nos quais a Engenharia Civil tende a se desenvolver:

A tecnologia dos concertainers, que foi elaborada pelo exército inglês, tem sido utilizada no conflito entre a Bósnia e Kosovo, com a função de proteger helipontos, depósitos de gasolina e fazer barricadas contra viaturas rivais de forma rápida e barata. Os concertainers são grandes caixas de tela metálica, que podem ser transportados com facilidade, e sua montagem e preenchimento podem ser feitas por dois militares. Quando montados, possuem 10 metros de comprimento, 1,6 metros de altura e 1,2 metros de largura. Essas placas são preenchidas com o solo natural do próprio local, e podem muito ajudar a Engenharia Civil na construção de reservatórios de água e controle de cheias de rios.

Influência dos períodos de guerra na Engenharia Civil
Concertainers em uso. Disponível em: https://www.wikiwand.com/en/Hesco_bastion. Acesso em: 22 de março de 2022.

Outra tecnologia que está sendo desenvolvida pelo exército Alemão visa a melhoria da trafegabilidade em terrenos de pouca resistência. Trata-se de uma “estrada portátil”, que se assemelha a tapetes de chapas metálicas. Sua utilidade militar se assemelha muito à sua utilidade social: facilitar o acesso a áreas onde o solo não permite locomoção de grandes automóveis, podendo ser muito útil para países como o Brasil por exemplo, que possui populações vivendo em áreas inacessíveis via terrestre. Sendo assim, no caso de alguma emergência ou alguma necessidade, a ajuda pode chegar não só pelo ar ou pelos rios, mas também por meio de estradas.

Agora que você sabe como a Engenharia Civil sofreu influências pelos mais diversos conflitos da história, reconhecer e valorizar os métodos empregados na construção civil ficou ainda mais descomplicado!

Aproveite e clique aqui para entrar em contato conosco e conhecer melhor nossos serviços e as tecnologias que usamos.

× Como posso te ajudar?