construção civil

7 tendências na construção civil para 2022

De acordo com a Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC), o setor de construção civil deve crescer 4% até o fim de 2021, sendo o maior crescimento desde 2013. Esse crescimento vem acompanhado de inovações nos ramos da tecnologia, materiais e métodos construtivos. Conheça 7 das principais tendências do setor da construção civil para 2022!

1- Sustentabilidade

A construção civil é um dos setores que mais consomem bens não renováveis e geram resíduos no Brasil. Por isso, a cada ano, as empresas investem mais em atualizar seus processos e adotar técnicas mais sustentáveis, buscando menos desperdício, melhor aproveitamento dos recursos naturais e mais eficiência tanto durante a obra quanto durante a vida útil dos empreendimentos. Projetos como o reaproveitamento da água da chuva e instalação de painéis solares são exemplos que prometem estar muito presentes nas construções em 2022.

2- Realidade aumentada

Uma das tendências da tecnologia é o uso da realidade aumentada, que vem ganhando cada vez mais espaço na construção civil. Essa ferramenta, que pode ser desfrutada gratuitamente através de aplicativos como o Augin, proporciona uma experiência completa de imersão no terreno onde será executada a construção, contribuindo com o planejamento da obra e com a experiência do cliente.

construção civil
Realidade aumentada de um projeto elétrico e estrutural realizado pela Alcance (2021).

3- BIM

Mais uma tecnologia que vem ganhando cada vez mais espaço na engenharia é o uso do BIM – Building Information Modeling. Mais do que projetar em 3D, a metodologia também permite prever quantitativos de materiais, orçamento, revisão de projetos, acompanhamento de obra e monitoramento de construções durante sua vida útil. 

Um dos fatores que contribuem com o crescimento acelerado do BIM é a publicação do decreto Nº 10.306 de 2020, que tornou obrigatório o uso da metodologia em obras públicas. Assim, de acordo com o Sienge, cerca de 70% das empresas do ramo da construção civil pretendem  adotar a tecnologia até 2022.

4- Digital Twin

construção civil
Uso da tecnologia na construção civil.

Em conjunto às tecnologias do BIM e da realidade aumentada, o digital twin ou “gêmeo digital” é uma representação virtual de um objeto que existe na vida real, que pode simular suas funcionalidades e condições. No caso da engenharia, torna possível construir um “prédio digital” com as mesmas características do real, permitindo prever o comportamento da estrutura em diferentes situações, suas reações às condições climáticas e desgaste com o tempo. É uma ferramenta que possibilita reduzir desperdícios, prever problemas e agilizar processos desde a fase de obra até a manutenção dos empreendimentos.

5- Bioconcreto

Desenvolvido por pesquisadores da Universidade de Delft, o bioconcreto veio para revolucionar a indústria da construção civil. Ele é composto pelos mesmos materiais do concreto comum, com um componente extra: a bactéria Bacillus Pseudofirmu, que libera calcário em seu processo de digestão quando em contato com a água. Na prática, o concreto torna-se capaz de se “autoregenerar”, já que o calcário preenche as possíveis fissuras que surgem no material. 

Apesar de muito surpreendente, o material ainda é muito caro, por isso vem sendo usado em estruturas subterrâneas ou subaquáticas, que correm maior risco de corrosão e vazamentos. Porém, com novas pesquisas em andamento, tudo indica que logo o bioconcreto se tornará mais acessível e terá seu uso expandido.

6- Ambientes inteligentes

A cada ano as automações residenciais se tornam mais comuns. Do ato de ligar a cafeteira no horário programado, acender as luzes e abrir as cortinas com um comando de voz, ou o acesso remoto às câmeras de segurança, os ambientes inteligentes agora se estendem também a escritórios, comércios e até prédios inteiros, com o propósito de tornar a vida das pessoas mais prática, confortável e segura.

7- Terceirização de serviços

Com o crescimento projetado para o setor de construção civil em 2022, o número de obras e projetos no país deve crescer muito no próximo ano. Assim, a necessidade de mão de obra qualificada será cada vez maior e o interesse de construtoras pela terceirização tende a crescer, simplificando e acelerando os processos de treinamento e contratação de serviços. 

 

Para ler mais sobre a Terceirização de Serviços na Construção Civil, acesse nosso conteúdo sobre esse assunto clicando aqui!

×

Powered by WhatsApp Chat

× Como posso te ajudar?